Regiões

Gestores de seis províncias discutem estratégias para combate à malária

Kamuanga Júlia | Saurimo

Jornalista

O reforço de contribuições para melhorar o combate à malária juntou, domingo, em Saurimo, directores dos gabinetes da Saúde das províncias do Cuanza-Norte, Malanje, Uíge, Lunda-Norte, Lunda-Sul e Zaire, num workshop, com duração de dois dias, promovido pela estrutura central da Saúde Pública.

18/03/2024  Última atualização 22H15
© Fotografia por: EDIÇÕES NOVEMBRO

"Desafios enfrentados na implementação do projecto", " Impacto nas comunidades locais", "Perfil epidemiológico actual", "Incidência, Prevalência e taxa de mortalidade intra-hospitalar" conformam a agenda em debate por mais de 100 participantes.

No discurso proferido na abertura do evento, o coordenador nacional João de Castro sublinhou que o programa de combate à endemia iniciado em 2017, reduziu os casos de óbitos por malária.

Com a actualização de estratégias o executivo pretende reduzir para zero, os casos de malária, nas províncias identificadas, que por sinal participam no evento. Reconhece os apoios em medicamentos e meios de protecção que recebe a USAID e PSI, no quadro de uma parceria existente.

O governador provincial substituto, Izildo Paulo Gonçalves enalteceu durante a cerimónia, a escolha da província para acolher um acto para partilhar experiências. 

O combate à malária segundo Izildo "representa um desafio do que o estado angolano enfrenta, através de políticas que tornam os cuidados primários gratuitos.

Apesar de reconhecer os esforços empreendidos pelo ministério da Saúde, incentivou os participantes a uma reflexão profunda sobre a capacitação técnica e adopção de metodologias sólidas para  reduzir a mortalidade no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões