Sociedade

Gestores clínicos pedem reforço na prevenção de traumatismos

Gestores de unidades hospitalares de Luanda exortaram, esta segunda-feira, a população a reforçar as medidas de prevenção de acidentes que causem traumatismos.

28/03/2023  Última atualização 07H41
Hospital Geral de Luanda atendeu, no total, 732 pacientes com traumas de vários acidentes, durante o fim-de-semana © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

No habitual balanço semanal, responsáveis dos hospitais Geral de Luanda, Josina Machel e Municipal de Cacuaco, bem como das Emergências Médicas apontam os traumatismos provocados por acidentes entre os principais casos assistidos nessas instituições.

Por exemplo, o director clínico do Hospital Geral de Luanda, Magalhães Sobrinho, considerou o aumento de pacientes, vítimas de traumatismo, como bastante preocupante, daí apelas para maior cautela da população.

"Os casos de traumatismos podem ser prevenidos. As pessoas precisam de ter mais cuidado, em especial em certas situações susceptíveis de gerarem traumas", disse, para acrescentar que, na semana finda, atenderam 6.660 pessoas, das quais 4.807 por traumatismos.

O director clínico adiantou, ainda, que outro dado alarmante é o facto de, entre as vítimas de traumatismos, 416 terem acorrido ao hospital em consequência de quedas. Mas, os traumatismos provocados por acidentes de viação, com 206 registos, também preocupam. No Hospital Josina Machel, segundo a directora clínica, Judith Van-Dúnen, foram registados 22 casos de acidentes de viação, alguns dos quais com traumatismos dessas ocorrências.

Os casos de acidentes de viação, também preocupam os responsáveis do Hospital Municipal do Cazenga, que averbou 22 pacientes, avançou a directora Nilza de Sousa.

A par dos casos registados nos hospitais, o Instituto Nacional de Emergências Médicas (INEMA), realçou o seu director-geral, Azevedo Ekumba, também notificou 157 traumatismos diversos, dois quais 57 por acidentes de viação. Do total de 762 cidadãos assistidos pelo INEMA, o director-geral avançou que foram assistidos 464 pacientes com problemas clínicos.

Malária e síndromes febris continuam a liderar lista

Apesar dos casos de traumatismos estarem entre as patologias que mais preocupam os gestores hospitalares, a malária e as síndromes febris ainda continuam a liderar a lista de casos.

A nível do Hospital Geral de Luanda, as equipas médicas, disse o director clínico, socorreram 491 vítimas de malária, 400 com doenças respiratórias agudas e 168 com hipertensão arterial.

"As síndromes febris são outro aspecto preocupante”, disse, para avançar que, na semana finda, foram atendidos 320 pacientes com esse problema. O hospital, avançou Magalhães Sobrinho, recebeu, também, 123 pacientes provenientes de outras unidades hospitalares e tem, actualmente, internados 435 doentes.

 

Urgências em Cacuaco

A nível do Hospital Municipal de Cacuaco, atendeu, durante a semana finda, um total de 3.133 pacientes, com realce para os 1.274 atendidos no Banco de Urgência.

A directora do hospital, Anizeth Kutatela, avançou que foram, ainda, assistidos 373 casos de malária. Além disso, realizaram-se 116 partos e socorreram 72 pessoas com síndromes gripal, 49 com problema febril, 32 com doenças diarreicas agudas e 30 com hipertensão arterial. A directora realçou o registo de 13 casos de tuberculose, daí chamar a atenção para a necessidade de se divulgar mais sobre a problemática da doença.

 

Tuberculose no Josina Machel

Tal como em Cacuaco, o Hospital Josina Machel diagnosticou, na semana finda, 17 pacientes com tuberculose, dos quais dois foram a óbito, informou a directora clínica.

A médica Judith Van-Dúnem referiu-se, ainda, ao atendimento de 1.615 utentes no Banco de Urgências, 933 nas Consultas Externas e ao internamento de 98 pacientes.

 

Menos acidentados no Cazenga

No Hospital Municipal do Cazenga, apesar de os acidentes de viação continuarem a ser um problema, o número tende a reduzir consideravelmente, disse a directora Nilza de Sousa.

A médica salientou que, na semana passada, foram socorridos 38 pacientes, enquanto no balanço anterior os dados apontavam para 128 casos de acidentes de viação.

"Os casos de acidentes de viação só reduziram, nos últimos dias”, disse, mas chamou a atenção para a necessidade de automobilistas e peões redobrarem os cuidados no uso da via pública, por forma a reduzir o índice de acidentes.

A unidade hospitalar, explicou Nilza de Sousa, atendeu, na semana transacta, um total de 1.854 pacientes.


Febre domina ocorrências nos Cajueiros

As síndromes febris continuam a ser das principais ocorrências atendidas no Hospital Geral dos Cajueiros, que durante a semana finda, provocou a entrada de 750 pacientes à unidade.

"São situações frequentes sobre as quais temos falado constantemente com as pessoas. Porém, muitos continuam a agir de forma negligente, deixando tudo para quando o doente piora”, criticou o director clínico dos Cajueiros, Bernardo Teixeira.  Por isso, o médico defendeu ser fundamental o cumprimento das medidas de profilaxia.

Além das febres, destacou, o hospital também tem vindo a registar um aumento dos síndromes gripais, com 664 casos registados, numa altura em que a malária levou 560 casos à instituição.

Os casos de hipertensão arterial, com 251, e as doenças respiratórias agudas, com 159, constituem outras das principais patologias registadas ao longo da semana finda naquela unidade hospitalar.

 

Kilamba Kiaxi sem mortes

O Banco de Urgência do Hospital Geral Especializado do Kilamba Kiaxi atendeu, na semana finda, 609 parturientes, das quais 215 foram realizar partos.

A directora clínica do hospital, Rosa André, lamentou o facto de terem observado 30 abortos, entre as mulheres atendidas. "A boa notícia é que não registamos nenhuma morte”, disse.

Entre as pacientes atendidas, Rosa André avançou que 187 tiveram de ser internadas. "É uma medida de precaução. A maioria vai receber alta tão logo o quadro clínico seja favorável”, esclareceu.

Avançou, igualmente, que os casos de parturientes com pré-eclâmpsia é outra situação preocupante, tendo em conta que as equipas médicas registaram 20 ocorrências relacionadas à patologia.


Maternidade Ngangula realizou 214 partos

O Hospital Materno Infantil Augusto Ngangula realizou 214 partos, na semana passada, segundo a directora clínica, Kinfumu Balazão.

No balanço de ocorrências, salienrou que as equipas médicas da maternidade atenderam a 29 casos de pré-eclâmpsia. "Temos registado uma baixa considerável, mas precisamos baixar ainda mais os números”.

O hospital atendeu no serviço ambulatório 1.142 pacientes e 640 no Banco de Urgência, assim como realizou 134 cirurgias e 92 transfusões. Foram ainda internadas 57 pacientes, em função da gravidade dos seus estados.


Emergências Médicas socorrem 762 cidadãos

O INEMA atendeu um total de 762 cidadãos, dos quais 464 por problemas clínicos e 157 por traumatismos, informou, ontem, o director da instituição.

Azevedo Ekumba disse que além destes casos, na semana passada, o INEMA socorreu 79 parturientes, 11 crianças e cinco indivíduos com problemas do fórum psicológico.

O INEMA realizou, também, 144 transferências inter-hospitalares e 12 interprovinciais.

Realçou que foram recebidas 696 chamadas, das quais 43 eram falsas ocorrências. Por isso, chamou a atenção para a necessidade de as pessoas terem mais cuidado ao solicitar os serviços da instituição.

"Quem usa, de forma descuidada, o terminal de emergência deve ser penalizado, pois é um trabalho público, que ajuda a salvar vidas. Portanto, não pode ser usado para situações simples ou para brincadeiras”, disse. Ao longo da semana passada, acrescentou, o INEMA atendeu, em Luanda, 181 cidadãos, sendo a maioria por problemas clínicos (119) e outros 44 por traumatismos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade