O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
Um colóquio organizado pela Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa destacou hoje, em Berlim, as reformas estruturais encetadas pelo Presidente da República, João Lourenço, realçando que servem de “boa base para desenvolver relações com a Alemanha”.
Segundo Kerstin Nielsen, do Ministério Federal dos Negócios Estrangeiros, falando em representação do Estado de Baden-Wurttemberg, na cerimónia de encerramento dos três dias da actividade sobre "visões do futuro nos países da CPLP”, Angola mudou de paradigma desde a chegada ao poder de João Lourenço em 2017.
"Com as reformas económicas estruturais e os esforços do Governo para combater a corrupção, Angola está a tornar-se cada vez mais interessante, enquanto mercado para empresas alemãs, também pelo facto da União Europeia estar a negociar com Angola um acordo de investimento sustentável”, sublinhou.
Kerstin, que atende Angola, Moçambique e Zâmbia, na Diplomacia Federal, disse ainda que a Alemanha seguiu com maior interesse as Eleições Gerais de Agosto último e manifestou a vontade de trabalhar com o Governo em áreas importantes para ampliar a cooperação, especialmente, económica.
Para a Alemanha, Angola oferece um potencial considerável, sobretudo, nas áreas das energias renováveis, das terras raras e na agricultura.
Por seu turno, ao discursar na mesma sessão, em videoconferência, o secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa, referiu que o papel da Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa, em três décadas, é dar visibilidade à África na Alemanha.
Fundada há 37 anos, a Sociedade Alemã para os Países Africanos de Língua Portuguesa trabalha na divulgação de informação e no fortalecimento das relações entre a Alemanha e as nações de expressão de língua portuguesa, com particular destaque para Angola e Moçambique.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.