Desporto

Geraldo Santos pode estrear na lista dos doze da Selecção

Melo Clemente

Jornalista

O extremo base do 1º de Agosto, Geraldo Chassungu Lucas Santos, pode ser a novidade da lista dos 12 atletas a serem eleitos pelo seleccionador nacional, Josep Clarós "Pep", visando a disputa da primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo´2023, a decorrer de 26 a 28 do mês em curso, na cidade de Benguela, apurou o Jornal de Angola, junto de fonte próxima da delegação angolana.

24/11/2021  Última atualização 05H05
Jogadores e equipa técnica estão confiantes em alcançar bons resultados na primeira janela © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro
O técnico catalão ao serviço dos hendecacampeões africanos decidiu adiar em 24h00, o anúncio da lista dos 12 atletas que vão representar a Selecção Nacional no magno evento, que arranca na sexta-feira , com a disputa da primeira jornada dos grupos A e C, respectivamente.

A expectativa no seio da rapaziada cresce a cada dia que passa, dado o aproximar da data do arranque. Geraldo Santos, irmão mais novo do internacional angolano, Hermenegildo Santos, base que falha a primeira janela devido à lesão, tem sido uma das unidades em destaque nos trabalhos da Selecção Nacional.

Da lista dos 12 a ser anunciada em princípio hoje à tarde, destaque ainda para os regressos do extremo base, Islando Manuel, estreado no "cinco" nacional em 2014, no Mundial de Espanha, para além do veterano poste Felizardo Ambrósio "Miller", que fez a sua estreia no cinco nacional aos 19 anos, no Campeonato Africano das Nações de 2007, competição disputada em cinco cidades do país, designadamente Cabinda, Benguela, Huíla, Huambo e Luanda.

Os atletas acima referenciados falharam os últimos compromissos internacionais dos hendecacampeões africanos. A onda de lesões que tem assolado o poste do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto), Felizardo Ambrósio "Miller", forçou as ausências sistemáticas no cinco nacional.

Por seu lado, Islando Manuel, mais conhecido nas lides da "bola ao cesto" por "Papá Ngulo", tem falhado as convocatórias do combinado nacional por opção técnica.

"Miller" foi repescado para substituir o extremo poste do Sporting Clube de Portugal, António Nicolau Monteiro, que por razões burocráticas viu o sonho de representar o cinco nacional a esfumar-se.

Já o base do Petro de Luanda, Gerson Domingos, atleta que falhou o Pré-Olímpico de Kaunas, Lituânia, tem igualmente o lugar assegurado na lista dos doze.

Os jogadores Childe Dundão, Glofate Buiamba, Aboubakar Gakou, Gerson Gonçalves "Lukeny", Jilson Bango e Teotónio Dó constituem nesta altura a "espinha" dorsal da Selecção Nacional. Entretanto, a Selecção Nacional volta a trabalhar hoje, no Pavilhão Matrindindi, em regime bi-diário.

A menos de 48 horas do arranque da prova o combinado nacional continua a acertar os últimos detalhes, visando uma estreia auspiciosa, frente à Costa do Marfim, segunda delegação a pisar o solo angolano.

Cabo Verde foi a primeira delegação forasteira a desembarcar no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro.
A Selecção Nacional vai disputar a primeira janela de qualificação zona para a Copa do Mundo de 2023, com as similares da Costa do Marfim, Guiné e República Centro Africana.
No Grupo A, estão as selecções da Nigéria, Mali, Cabo Verde e Uganda.


 Últimas delegações estrangeiras desembarcam hoje

As selecções do Mali, República Centro Africana, Uganda, Nigéria e Guiné devem desembarcar, em princípio hoje, quarta-feira, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, visando a disputa da primeira janela de qualificação zona africana para a Copa do Mundo de 2023, prova a decorrer de 26 a 28 do mês em curso, na cidade de Benguela. Cabo Verde e Costa do Marfim foram as primeiras delegações a pisar o solo angolano.

Os cabo-verdianos, integrantes do Grupo A, aproveitaram a presença na capital do país, Luanda, para realizar três jogos de controlo, antes de começarem a competir na primeira janela de qualificação. Emanuel Trovoada e pupilos efectuaram jogos de controlo com as formações do Grupo Desportivo Interclube, 1º de Agosto e Petro de Luanda.

Na cidade das Acácias Rubras, Benguela, o Comité Organizador tem criadas as condições de hospedagem para as delegações estrangeiras. O Pavilhão Acácias Rubras, recinto escolhido para acolher as partidas, recebe nesta altura os últimos retoques.


 Lillard e Giannis Antetokounmpo eleitos jogadores da semana na NBA

A Liga Profissional norte-americana de basquetebol, NBA, anunciou, na segunda-feira, os jogadores da semana, com Damian Lillard a ser nomeado no Oeste e Giannis Antetokounmpo distinguido no Este, noticia o jornal desportivo português A Bola, na edição online.

O base Damian Lillard conduziu os Portland Trail Blazers a uma série de três vitórias e zero derrotas, com uma média de 28,3 pontos e 8,3 assistências por jogo.
Giannis Antetokounmpo alcançou o mesmo registo (3/0) na liderança dos campeões Milwaukee Bucks, apresentando uma média de 33,3 pontos, 16,0 ressaltos e 5,0 assistências por encontro.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto