Cultura

Geração 80 promove três filmes no Sequele com entradas gratuitas

Roque Silva

Jornalista

Três filmes de produção nacional são exibidos, hoje, a partir das 19h00, no Espaço Aplausos, no distrito urbano do Sequele, em Cacuaco, pelas mãos do projecto Cine Zunga, da produtora Geração 80, que pretende reunir mais de mil pessoas.

02/03/2024  Última atualização 11H30
Projecto já levou à exibição de produções cinematográficas nacionais em vários bairros © Fotografia por: DR

Trata-se dos filmes "Zito”, de João Albano Miranda, "Plano do Rei”, de Ngouabi Silva, e "Gravidade a Extinção”, de Santo António, que serão exibidos, de forma sequencial, ao ar livre, numa tela insuflável com sistema de projecção de imagem e som móvel.

Nesta terceira edição da iniciativa, que tem como objectivo levar o cinema junto dos munícipes dos diferentes bairros da província de Luanda, os filmes seleccionados estão classificados para todas as idades, sendo os acessos gratuitos para menores de 16 anos.

A sessão de cinema abre, às 19h00, com a curta-metragem "Zito”, que narra as dificuldades enfrentadas por uma família, residente num bairro recôndito, onde reina um conjunto de problemas sociais, entre as quais a pobreza.

O filme tem como figura central um rapaz, de 10 anos, que não suporta a fome que assola a família, cuja matriarca é uma vendedeira. Zito sonha formar-se e no futuro dar o melhor à mãe e à irmã mais velha, com a qual luta diariamente pela sobrevivência. Produzido pela Slow Motion, o filme foi escrito e realizado por João Albano Miranda, e teve a sua estreia em 2021.

"Plano do Rei”

A curta-metragem "Plano do Rei”, de Nbouabi Silvar, é uma jornada visualmente deslumbrante que explora os sonhos e desafios enfrentados por um rei enquanto toma decisões em seu reino.

Com duração de 18 minutos, o realizador faz um recuo ao tempo para contextualizar a história em que o avô conta aos seus netos factos do Reino do Ndongo e do rei Ngola Kiluanji que, estando sobre ataque e encurralado pelos inimigos, decide pôr em prática um plano que faz toda a diferença, mas que depende de um dos seus mais destemidos guerreiros, Ndene Nvuvu. A trama tem uma acção paralela encenada pelo comportamento dos dois netos (crianças) que simbolizam a disputa no seio do antigo reino do Ndongo.

O filme foi o grande vencedor da primeira edição do Festival de Cinema de Curta-Metragem ao ar livre, denominado "Viana Cinefest”, tendo conquistado os troféus de Melhor Fotografia, Melhor Direcção de Elenco, Melhor Sonoplastia, além dos individuais, nomeadamente Melhor Realizador (Ngouabi Silva) e Melhor Actor (Gusmão Soeiro).

Ficção

A sessão de filmes encerra com "Gravidade a Extinção”, de Santo António, que aborda dentre outros assuntos a presença de criaturas com poderes sobrenaturais na terra e a consequente ameaça para os seres humanos.

A trama passa em solo angolano, onde a chegada das figuras, embora à imagem do homem, criam pânico ameaçando a extinção da humanidade, face à postura adoptada diante dos seres humanos. No género acção, o director faz recurso a ficção e as artes marciais para tornar o filme mais atractivo e as cenas pro-activas.

Surgido em Junho de 2023, sob a égide da Geração 80, o projecto Cine Zunga (zunga, palavra de origem etimológica kimbundo nzunga, que significa rua, via pública, venda ambulante) tem como meta alcançar, num período de cinco anos, um milhão de espectadores, exibindo fundamentalmente cinema angolano em todos os municípios de Angola e garantir que seja consumido por um público cada vez mais alargado.

A ideia é levar ao público o cinema, para afirmar Angola como uma potência cinematográfica.

A produtora Geração 80 projecta exibir 52 filmes, entre longas e curtas-metragens, assim como documentários, através de uma programação que inclui clássicos angolanos e filmes premiados, todos com temáticas para um público amplo, que abrange adultos, jovens, adolescentes e famílias.

O lançamento do projecto e primeira exibição de filmes ocorreu no Distrito Urbano do Kilamba, numa programação durou até Setembro, com a projecção de mais de 25 filmes, vistos por uma audiência superior a 11 mil espectadores, em 16 sessões que decorreram nos bairros do Bita Progresso, Bita Vila Flor, Bita Santo António, Terra Nova, Camama 2, KK 5000 e Centralidade do Kilamba. Filmes como "Moça”, realizado por Denis Miala, "Mwana Nketo”, de José Satanha, "Alzheimer´s” (Blandine Klander), "Na Cidade Vazia” (Maria João Ganga), e "Histórias da Música Popular” (Jorge António), só para citar esses, fizeram parte do primeiro ciclo.

O projecto passou depois no bairro Kalawenda, no Cazenga, e no campo da padaria, no Bairro Grafanil, em Viana, nos quais brindou mais de mil pessoas.

Com exibições feitas até ao momento na província de Luanda, o Cine Zunga conta também com o apoio institucional do Governo Provincial de Luanda (GPL) além do Instituto Angolano de Cinema e Audiovisual (IACA).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura