Cultura

Geração 80 participa em mostra de cinema africano no Brasil

A Geração 80 vai participar de 22 a 25 do mês em curso, na 4ª Mostra de Cinema Africano, no Rio de Janeiro, Brasil, com foco na Cinematografia Angolana, a convite da Faculdade de Letras da Universidade Federal daquele estado brasileiro, em parceria com o Consulado Geral de Angola no mesmo estado.

18/03/2023  Última atualização 09H15
Cineasta Fradique © Fotografia por: DR

Segundo uma nota da Geração 80, a convite da organização, o produtor Jorge Cohen e os realizadores Ery Claver e Fradique vão participar no evento, numa programação que inclui uma palestra sobre o Cinema Angolano ministrada por Jorge Cohen, lançamento do livro "Cine Grafias Angolanas: Memorias e Reflexões” de Ana Mafalda Leite, Ana Paula Tavares, Carmen Tindó Secco e José Octávio Van-Dúnem.

Além de debates, a programação inclui também a exibição de sete filmes angolanos, nomeadamente "Ar Condicionado”, de Fradique, "Na Cidade Vazia”, de Maria João Ganga, e "Vou Mudar a Cozinha”, de Ondjaki, a serem exibidos no próximo dia 23, e no dia seguinte serão apresentados os filmes "Nossa Senhora da Loja do Chinês”, de Ery Claver, "Carnaval da Vitória”, de António Ole, "Balanço do Tempo na Cena de Angola”, Ruy Duarte de Carvalho, e "Lúcia no Céu com Semáforos”, de Ery Claver.

A 4ª Mostra de Cinema Africano tem a curadoria de Carmen Tindó Secco (coordenadora do projecto sobre Cinema e Literatura financiado pela FAPERJ), Ana Paula Tavares, coordenadora do grupo de pesquisas 2 do CLEPUL/Universidade de Lisboa, e Sá Miranda, cônsul-geral da República de Angola no Rio de Janeiro.

Produtor e realizadores

Jorge Cohen é produtor audiovisual há mais de 10 anos. O seu desejo sempre foi assistir Angola nas telas, contar histórias africanas e fazer cinema colectivamente. Foi neste desejo que fundou a produtora Geração 80 em 2010, com Fradique e Tchiloia Lara.

É produtor de "Ar Condicionado” (2020), primeira longa metragem de ficção da produtora, com estreia mundial no International Film Festival Rotterdam, passagem por mais de 40 festivais de cinema e prémios internacionais. Produziu grande parte dos filmes da produtora, com destaque para "Independência” (2015), contemplado com o Prémio Nacional da Cultura na categoria Cinema, em Angola.

Jorge Cohen é também director-geral da Geração 80, assumindo o desafio de inventar caminhos sustentáveis para a produção audiovisual 100% angolana, que conecte e inspire novas gerações e que não enxergue o Cinema como luxo.

Guionista e realizador, Ery Claver é um dos cineastas mais versáteis em Angola. Iniciou a sua carreira como operador de câmara, trabalhando em inúmeros programas de televisão e documentários. Em 2013 ingressou na Geração 80 e aprofundou seu estilo como director de fotografia trabalhando nas curtas-metragens "Concrete Affection - Zopo Lady” (2014), e "Havemos de Voltar” (2017), ambas realizadas por Kiluanji Kia Henda e com produção Geração 80.

Enquanto realizador assina várias curtas-metragens, com destaque para "Lúcia no Céu com Semáforos” (2018), em parceria com Gretel Marín, e "Enóquio que não tinha coração” (2020), em parceria com o irmão, Evan Cléver. Ery já teve o trabalho exibido em diversos festivais internacionais, com destaque para o Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, na França, o VIDEOEX - International Experimental Film and Video Festival, em Zurique e o FCAT - Festival de Cinema Africano, nas cidades de Tarifa e Tânger. Ery assina a direcção de fotografia de "Ar Condicionado” (2020), filme premiado internacionalmente. Em 2022 realiza a sua primeira longa metragem, "Nossa Senhora da Loja do Chinês”.

Fradique é um cineasta angolano que explora as memórias individuais e colectivas.

Os seus filmes destacam-se por criar mais perguntas que oferecer respostas, pelo desassossego e por narrar o sul do mundo.

A sua primeira longa-metragem de ficção, "Ar Condicionado” (2020), estreou mundialmente no Rotterdam International Film Festival e desde então esteve em mais de 40 festivais de cinema, com destaque para o: Vilnus International Film Festival, Luxor African Film Festival, Durban International Film Festival, Dharamshala International Film Festival, New Horizons International Film Festival, Shanghai International Film Festival e o Taipei International Film. O filme recebeu seis prémios internacionais.

Antes, os seus primeiros curtas-metragens e documentários foram exibidos em diversos festivais internacionais e venceu com o documentário "Independência” (2015) o Prémio Nacional de Arte e Cultura na categoria Cinema, em Angola.

Acredita que fazer filmes é um processo sensível de partilha e descoberta, um trabalho colectivo, a várias mãos. Foi neste desejo colectivo que fundou em 2010 a produtora Geração 80, com Jorge Cohen e Tchiloia Lara.

Em sua trajectória como realizador, para além do Cinema, dirigiu videoclipes de artistas como Aline Frazão, CFK e Nástio Mosquito. Fradique é ex-aluno do Berlinale Talent Campus (2011) e do Realness Screenwriting Residency (2017).

Em 2021, "Ar Condicionado” chegou a M-NET, maior distribuidora de canais do continente africano, sendo exibido em 52 países. Também neste ano, Fradique se tornou com a mesma obra, o primeiro realizador angolano a ter um filme na MUBI, maior plataforma streaming de cinema de autor.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura