Cultura

General “Zé Grande” lança livro em Lisboa

O general José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”, procedeu, sexta-feira, em Lisboa, ao lançamento de um livro, intitulado “O tráfico de armas ligeiras, implicações para a paz e a segurança na Região dos Grandes Lagos”.

31/07/2022  Última atualização 06H00
O general angolano tem vasta experiência de comando militar e de serviços de inteligência © Fotografia por: DR

O general "Zé Grande” juntou, na sala da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), familiares e amigos, entre os quais o embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, membros do corpo diplomático e académicos, para, num ambiente descontraído, fazer a apresentação da obra.

Prefaciada pelo embaixador Miguel Bembe e pelo professor Luís Brás Bernardino, a obra, com mais de 700 páginas, surge do resultado de um estudo profundo sobre as razões que levam à continuação do tráfico de armas ligeiras em África, e aponta caminhos para que a situação possa ser revertida.

O general, com uma vasta experiência de comando militar e de serviços de inteligência, é uma voz reconhecidamente credível e autorizada para que este livro seja, não apenas um sucesso de vendas, mas também um instrumento valioso para que se percebam e assim melhor se possam combater, alguns dos conflitos que actualmente atingem o continente africano, refere uma fonte do Jornal de Angola.

Prova da relevante importância da obra está expressa no anúncio de que o livro vai ter tradução para inglês e francês, para que possa ser lida e entendida por um maior número de leitores, sublinha a mesma fonte.

Outro exemplo da relevância da obra está expressa na sua contra-capa, onde é citada uma declaração do Presidente da República, João Lourenço, na qual refere que se trata de "um livro que foca, tão intensa e sistematicamente, as principais dinâmicas da segurança na Região dos Grandes Lagos, um poderoso instrumento que nos impele a reflectir sobre o que podemos fazer para termos uma sociedade mais segura e, por consequência, mais próspera”.

O General José Luís Caetano Higino de Sousa, "Zé Grande”, é Professor Doutor em Ciência Política, pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), e General das Forças Armadas Angolanas.

Ocupa, desde 2018, o cargo de director-geral do Serviço de Inteligência Externa (SIE) e, desde 2021, o de presidente do Comité Regional de Coordenação (CRC) da Comissão dos Grandes Lagos. Entre 2019 e 2021, desempenhou também o cargo de presidente do Comité de Inteligência dos Serviços de Segurança de África (CISSA) para a região da África Austral.

Ao longo do seu percurso militar, começou por desempenhar diversas funções, das quais se destaca as de comandante da Companhia Independente de Reconhecimento e Informações da 5ª região Militar, em 1980, até ao cargo de chefe do Estado Maior-General Adjunto das FAA para a Área Operacional e de Desenvolvimento, em 2014. É, actualmente, professor associado convidado da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias – ACITE.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura