A Embaixada de Angola em Pretória juntou-se ao grupo de diplomatas da Comunidade de Desenvolvimento da África (SADC) na cerimónia de entrega de donativos às vítimas das inundações que assolaram a província do KwaZulu-Natal, em Abril e Maio do ano passado.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
Os restos mortais do general Abreu Muhengo Ukuatchitembo “Kamorteiro”, falecido na madrugada de segunda-feira, no Hospital Militar, por doença, vão hoje a enterrar no cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda, disse esta quinta-feira à TPA fonte familiar.
Até à data da morte, o general Kamorteiro foi chefe do Estado-Maior General-Adjunto para a Área Operacional de Desenvolvimento das Forças Armadas Angolanas.
O oficial foi um dos co-signatários dos Acordos de Paz para Angola, rubricados a 4 de Abril de 2002 entre o Governo angolano e a UNITA, ao lado do general Armando da Cruz Neto, então chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA). Nascido em 1958, na província do Bié, desempenhou, entre outros, o cargo de responsável máximo do alto comando das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), então braço militar da UNITA.
Após a assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, em Luanda, já enquadrado nas Forças Armadas Angolanas (FAA), dedicou-se a terminar os seus estudos, tendo feito uma licenciatura em História, e, posteriormente, o mestrado em História de Angola, no Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED).
Autopsia aponta para infarte do miocárdio
O resultado da autopsia feita ao corpo do general Abreu Muhengo Ukwachitembo "Karmorteiro” aponta que o mesmo morreu de infarto do miocárdio, soube, ontem, o JA.
De acordo com uma informação citada pela TPA Notícias, a realização da autópsia ao corpo de "Kamorteiro” contou com a participação de dois médicos de medicina legal do Serviço de Investigação Criminal (SIC), um do Hospital Militar, dois indicados pela família, do director da Polícia Judiciária Militar e o procurador militar adjunto.
Segundo o site REDE D´OR, o infarto do miocárdio, ou ataque cardíaco, é um bloqueio de fluxo sanguíneo para o músculo do coração (chamado de miocárdio).
"Quando o miocárdio deixa de ser correctamente irrigado pelo sangue, o tecido começa a morrer aos poucos, sofrendo necrose, e para de funcionar do jeito correcto, causando uma série de alterações no movimento do coração que podem levar o paciente a apresentar parada cardíaca”, esclarece.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, manteve na cidade de Belgrado, na Sérvia, um encontro com o vice-primeiro-ministro e ministro da Defesa sérvio, Milos Vucević, onde foi abordado o desenvolvimento das relações de cooperação a nível da Defesa entre os dois países.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.