Cultura

Gastrónomo Júlio Lucas vai amanhã a enterrar

Analtino Santos

Jornalista

O gastrónomo e promotor cultural, mentor do Centro Recreativo e Cultural Kandimba, Júlio Lucas, falecido segunda-feira, em Luanda, de morte súbita, vai, amanhâ, a enterrar, no Cemitério do Alto das Cruzes.

27/07/2022  Última atualização 08H35

Júlio Lucas foi uma referência no meio artístico e social luandense, tendo a sua morte encarada com tristeza. O famoso "Molho à Kandimba” ficou marcado no tema "Mufete” de André Mingas, uma alusão ao espaço que nos finais dos anos 80 e princípios de 90 tornou-se num dos centros recreativos mais animados da cidade de Luanda.

O espírito empreendedor de Júlio Lucas, depois de consolidado o Centro Recreativo e Cultural Kandimba, criou as Organizações Kandimbanza e, desta forma, alargou o seu campo de acção, como uma empresa de prestação de serviços em gastronomia e produção de eventos.

Dulce Trindade, primo e amigo do falecido, tentou revitalizar o Centro Cultural e Recreativo Kilamba realizando várias actividades culturais com a participação de conjuntos e músicos da praça luandense,  mas não foi bem-sucedido. De momento, disse, algumas actividades pontuais vão acontecendo no local, mas sem a mística do passado.

Manuel Claudino "Manuelito”, dos Kiezos, conheceu Júlio Lucas na infância e mais tarde como funcionário do Ministério do Comércio. Foi nesta condição que era fornecedor de comida da Cuca. Com a empresa cervejeira transforma-se em distribuidor e usa o espaço na Terra Nova, Rua do Douro, que mais tarde transforma em Centro Recreativo e Cultural Kandimba.  

Dom Caetano recordou Júlio Lucas como um homem de iniciativas que em 1987 colocou a Terra Nova no circuito da música angolana. "Eu como integrante do Instrumental 1º de Maio actuei várias vezes no Kandimba. Lembro-me que houve um acordo entre a UNTA e o Kandimba para surgir a ‘Quarta-feira do Trabalhador’. Foi nesta actividade que, pela primeira vez, tive contactos com o Bonga, que foi à procura do jovem com o boné branco” , concluiu o então parceiro de Zeca Sá.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura