Dignificar os fazedores de teatro no país e propor ao Executivo a inserção dos artistas das artes cénicas no Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), com vista a garantir melhor reforma no futuro, são os eixos fortes do projecto de campanha traçado pelo actor Garcia Cordeiro, candidato à presidência da Associação Angolana de Teatro (AAT).
Outra grande preocupação apresentada por Garcia Cordeiro é a abertura de uma conta bancária para a associação e a criação de mecanismos para que os membros possam pagar regularmente as suas quotas.
Na óptica do actor, não é possível que em pleno século XXI a Associação Angolana de Teatro não tenha uma sede própria e nem uma conta bancária, acrescentando ser uma das prioridades da lista que encabeça.
Quanto à reforma dos membros, revelou que o seu elenco tenciona envidar esforços junto do Executivo para a inserção dos associados no INSS, por forma a garantir uma reforma tranquila dos associados, e
trabalhar no sentido da agremiação passar à instituição de utilidade pública.
Para que isso se efective, sublinhou, é preciso que os associados estejam cadastrados, com as quotas em dia e se legalizem para que deixem de actuar à margem da lei.
Criar uma página na Internet, que espelhe a vida do teatro em todo o território nacional, e uma base de dados, onde vão estar cadastrados todos os grupos, de Cabinda ao Cunene, desde actores, encenadores, produtores, guionistas e todas elementos ligados às artes cénicas, constam das metas a atingir caso vença as eleições.
A formação para os associados em matéria de artes é outro propósito da lista encabeçada por Garcia Cordeiro, que defende a criação de uma academia de teatro, que vem para tirar lugar às universidades de artes, muito menos ao Complexo Escolar das Artes (CEARTE).
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA marca Beatriz Franck ligada ao segmento de moda feminina celebra no domingo, numa das unidades hoteleiras de Luanda, o 5.° aniversário com o lançamento de uma nova colecção que traz novidades e incorpora elementos específicos da cultura angolana.
O especialista em Relações Internacionais, Itamba Bavon, considerou, hoje, na Lunda-Norte, que a questão dos conflitos na Região dos Grandes Lagos será um dos temas abordado na Casa Branca, pelo Presidente da República, João Lourenço.
O embaixador de Angola na Etiópia, Miguel César Domingos Bembe, destacou, terça-feira, em Addis Abeba, o facto de o Governo angolano garantir a manutenção da estabilidade política e o normal funcionamento das instituições do país.
A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.
O projecto diamantífero de Luele, inaugurado na segunda-feira pelo Presidente da República, na província da Lunda-Sul, apresenta-se como o mais novo exemplo da grandeza do investimento angolano no sector dos Diamantes.
Angola, por intermédio da ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, assumiu terça-feira, em Luanda, a presidência do Comité Ministerial da Saúde da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), para um período de um ano.
Morreu, na segunda-feira, em Luanda, vítima de doença, o tenente-general reformado António Domingos Valeriano, um dos comandantes da célebre Batalha do Cuito Cuanavale, que culminou com a derrota do regime do apartheid, na África do Sul.