Economia

Garantida a liquidez dos bancos comerciais

José Rufino | Luena

Jornalista

O Banco Nacional de Angola assegurou, ontem, na cidade do Luena, capital do Moxico, que a banca comercial na região Leste dispõe de liquidez suficiente para manter o pleno funcionamento.

11/01/2022  Última atualização 07H45
Bancos comerciais no Luena trabalham alinhados com o BNA © Fotografia por: DR
A informação foi avançada pelo director regional do BNA, Francisco Ângelo Canvula Manuel. Para o gestor que interveio num encontro orientado pelo governador Gonçalves Muandumba sobre a gestão do município do Moxico, não há razões de queixa da falta de dinheiro.

Francisco Manuel considera haver "boas relações" com os bancos comerciais existentes na região e, de forma alinhada, têm trabalhado para mitigar os principais problemas que as populações enfrentam junto das instituições bancárias.

Por outro lado, o BNA na região Leste assegura que  a instituição está a trabalhar em parceria com os bancos comerciais na massificação dos agentes bancários, uma espécie de representantes da banca comercial, para facilitar a operacionalização de movimentos ligados aos  depósitos, aberturas de conta, créditos, cartões bancários e outras operações.

Em coordenação com o Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico, o BNA tem levado a cabo acções de sensibilização dos agentes económicos sobre a importância e os incentivos da figura dos agentes bancários e os esclarecimentos sobre a implementação e asseguramento destes serviços.

Francisco Manuel reconheceu que existe um grande problema da literacia financeira a nível das populações, mas garantiu que o BNA tem mostrado grande interesse em resolver paulatinamente este problema. A Região Leste é ainda integrada pelas províncias das Lundas Norte e Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia