O Executivo angolano e o Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime realizam, de 29 a 2 do corrente mês, em Luanda, a Conferência sobre o Combate à Corrupção, focada nos desafios da cooperação entre os Estados-membro da Comunidade de Países da África Austral (SADC).
A UNITA inaugurou, quinta-feira, em Luanda, a sede do Grupo Parlamentar, destacada como um incentivo aos deputados para trabalharem bastante, procurando, assim, estarem mais próximos das comunidades.
No acto de inauguração, o presidente da UNITA, disse esperar que, nestes cinco anos, os membros do Grupo Parlamentar, os assessores e funcionários exerçam com zelo o seu papel.
"Os gabinetes são importantes, porque melhoram a imagem e oferecem oportunidades de trabalho, mas o resultado é mais importante”, frisou. Lançou um apelo aos parlamentares para trabalharem bastante, a procurem a proximidade e realizarem a vontade do povo. "Tenho a certeza que o Grupo Parlamentar vai corresponder a esta expectativa”, disse.
O presidente da UNITA realçou que reside na voz do Grupo Parlamentar a esperança da realização num país que tem tudo para ganhar. "Vocês têm as funções representativa, fiscalizadora e legislativa”, destacou.
Por sua vez, o presidente do Grupo Parlamentar da UNITA, Liberty Chiyaka, disse que o grupo tem grandes desafios por efectivar, e o primeiro é consolidar e aprofundar o Estado Democrático de Direito.
Para o efeito, deve-se fazer com que os assuntos da Assembleia Nacional sejam importantes, de interesse comum, necessários, sobretudo relevantes para a vida das pessoas.
"Se a agenda não tiver estas características, não estaremos a fazer absolutamente nada no quesito representar, fiscalizar e legislar para o povo angolano”, sublinhou.
Liberty Chiyaka disse que toda a acção do Grupo Parlamentar da UNITA deve estar, inteiramente, ligada às comunidades: "Conviver, ajudar, apoiar às pessoas, devem ser as palavras de ordem dos nosso deputados”, disse o político.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAs mulheres que participaram no 1º Fórum Internacional da Mulher para Paz e Democracia concluíram, sexta-feira, que para a paz e democracia é preciso que o exercício se faça de forma conjunta, onde a figura feminina deve ser vista como parte integrante do processo.
O Memorial Nacional em homenagem às vítimas dos conflitos políticos ocorridos no país, no período entre 11 de Novembro de 1975 e 4 de Abril de 2002, com realce para os do 27 de Maio, já conta com verba inscrita no Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano, acto que poderá permitir o arranque da sua construção ainda nos próximos tempos.
O Governo angolano assegurou, ontem, em Luanda, que a promoção de medidas que facilitem a circulação de cidadãos dos Estados-membros no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) será um passo fundamental para que se propicie um projecto de estatuto do artista dentro do organismo, assim como a promoção do livro e da leitura.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.