O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
A Galeria Movart em Luanda procura, até 21 de Fevereiro próximo, artistas e curadores oriundos do continente africano e da sua diáspora para participar na terceira e quarta edições do programa “MAR - Movart Artist Residency”, que terão lugar na capital do país.
Segundo informações disponíveis no site da galeria, os artistas seleccionados irão trabalhar no projecto durante um mês no estúdio da Movart em Luanda, respectivamente de 12 de Março a 14 de Abril, e de 30 de Abril a 4 de Junho. O programa inclui a realização de oficinas, um ateliê aberto e uma exposição final da residência artística.
Além disso, refere o site, um dos artistas participantes terá a oportunidade de expor o seu trabalho realizado durante a residência na Galeria Movart em Lisboa. Esta edição conta com o apoio da curadora e artista plástica, Alice Marcelino, e da gestora do programa, Ana Paula Lisboa.
Entretanto, no passado dia 16 de Janeiro arrancou na Movart Luanda a segunda edição do projecto de residências "Nzinga”, com as artistas seleccionadas Jasi Pereira (Brasil), Gildoca Barros (Cabo Verde) e Oksanna Dias (Angola). Esta residência artística irá decorrer até 26 de Fevereiro.
Nzinga é um projecto de residências artísticas inserido no programa "MAR - Movart Artist Residency” concebido exclusivamente para mulheres artistas plásticas e curadoras, naturais dos PALOP’S e de Timor-Leste, que desenvolvem a sua prática no âmbito da arte contemporânea africana, com o objectivo de emancipar e empoderar o papel da mulher e promover a igualdade de género na vida social e cultural.
O artista Mário Macilau (Moçambique) representado pela Galeria Movart foi nomeado para a edição deste ano do Norval Sovereign African Art prize, onde participou com a obra "Nadinho Cossa, 34 Years Old”. A cerimónia de atribuição do grande prémio aconteceu ontem, na Cidade do Cabo, África do Sul.
Mário Macilau nasceu em 1984, em Moçambique. É especialista em projectos fotográficos de longa duração que destacam as vozes de grupos socialmente isolados (principalmente em Moçambique), lançando luz sobre questões mais amplas que impactam sua experiência. Macilau explora as maneiras pelas quais as condições de trabalho e o património cultural são articuladas por meio do ambiente em que as pessoas vivem e a relação que as pessoas têm com esse ambiente.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O comité parlamentar das Relações Internacionais sul-africano quer que o Governo esclareça o estatuto da visita do Presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, à África do Sul em agosto, foi esta segunda-feira anunciado.
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
O Presidente da República, João Lourenço, visitou, esta segunda-feira, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na Distrito de Bom Jesus, município de Icolo e Bengo, em Luanda, onde recebeu explicações detalhadas sobre as fases de construção da infra-estrutura.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.
O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.