Cultura

Galeria e Escola de Arte encerra segunda etapa de curso de pintura

Manuel Albano

Jornalista

Um total de 37 alunos terminou, segunda-feira, o segundo nível do curso básico de artes plásticas, na galeria e escola de Artes “Pedro Yaba”, na Via Expressa, no Benfica, em Luanda.

09/08/2022  Última atualização 10H05
Mais de 30 alunos terminaram o curso básico de artes plásticas na Galeria e Escola “Pedro Yaba” © Fotografia por: Dr

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, a porta-voz da Escola de Arte, Kinjila Miguel, informou que participaram no segundo nível alunos de ambos sexos, com idades compreendidas entre os cinco e 45 anos.

O professor Kinjila Miguel destacou o empenho dos alunos que mostraram vontade de superar as deficiências no domínio do conhecimento sobre anatomia do rosto e do corpo em movimento, assim como técnicas básicas de veladura na pintura.

Veladura na pintura é um processo que consiste na aplicação de uma fina camada de tinta ou verniz transparente sobre uma pintura já finalizada, permitindo que a tinta aplicada anteriormente continue visível e que a luz incidente seja reflectida pela superfície coberta e modificada, na sua tonalidade, pela própria veladura.

Com o programa da segunda etapa do curso básico de artes plásticas concluído, disse, que o balanço do "Ano Artístico” foi produtivo, por permitir a descoberta de talentos nas artes plásticas no país.

O término do curso, explicou, culminou com uma mostra dos trabalhos produzidos pelos alunos, para assinalar o primeiro aniversário da Galeria e Escola, assinalado a 30 de Julho último.

Kinjila Miguel  lembrou que na primeira fase do primeiro nível participaram oito estudantes do sexo masculino e 12 do sexo feminino, sendo quatro adultos, cinco adolescentes e 11 crianças.

Recordou que no primeiro trimestre deste ano, a escola ministrou um curso com a participação de professores do Complexo Escolar 5.050 e da Escola Pública 5.002, de Viana.

Na época participaram professores de Educação Visual e Plástica e estudantes de Artes, na qual foram avaliadas as novas metodologias de informação para o ensino das artes plásticas no país.

Os alunos aprenderam conteúdos técnicos, numa nova versão das disciplinas de Educação Visual e Plástica para os potencializar sobre a matéria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura