A cantora Ary anunciou, terça-feira, o lançamento da sua nova música, intitulada "Ciúme", com participação do músico Badoxa, marcado para o próximo dia 25 deste mês, nas plataformas digitais.
No próximo dia 27 de Março vai decorrer, em Luanda, um encontro organizado pela Academia Angolana de Letras que permitirá aos presentes fazer uma reflexão sobre a dimensão nacionalista da figura de Viriato da Cruz.
O crescente interesse de turistas nacionais e estrangeiros por visitar o projecto “Galeria do Semba”, tem tornado aquele espaço, localizado no Centro Recreativo e Cultural Kilamba, no Rangel, em Luanda, numa paragem obrigatória pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais apreciados na actualidade.
Durante a visita de aproximadamente uma hora, os turistas, procuravam obter do gestor do espaço, o maior número de informações de um estilo musical que tem estado a conquistar os principais palcos de dança a nível do mundo. Pacientemente, Dom Caetano e Dj Mania desdobravam-se para manter uma comunicação de cortesia, numa linguagem simples sobre a observação da idealização do projecto, abrindo um espaço de diálogo animado e descontraído com os turistas.
Este gesto, marcou os
visitantes que se comprometeram a regressarem ao local com a intenção de trazer
outros compatriotas a conhecer Angola, não apenas pela a riqueza dos estilos
musicais, mas também, por ser um país de pessoas acolhedoras que têm estado a
desenvolver programas culturais que precisam ser do conhecimento do mundo. Os
turistas não saíram de mãos vazias, porque os gestores ofereceram algumas
dikanzas em miniaturas e brindes como recordação.
Espaço de promoção de debates
Segundo o músico Dom Caetano, um dos assessores, na comunicação com os turistas explicou que existe uma preocupação com a realização de debates, palestras e colóquios como elementos importantes para a transmissão da informação às gerações vindouras, bem como aos turistas estrangeiros que precisam os multiplicadores de conhecimento da origem e história do estilo.
Para o autor do sucesso
"Adeus a Hora da Largada”, esse
exercício é importante porque permite, desta e de outras formas, poder ajudar a
divulgar com alguma propriedade a história da musica popular, instrumentos e os
intérpretes, na defesa da matriz cultural nacional. "É necessário mobilização
da sociedade e não esperar que o Estado faça tudo. Como fazedores culturais
temos também um papel importante em todo esse processo. Muitos dos nossos
estilos acabam por ser identificados como de origens de países sul americanos e
do Ocidente por desconhecerem as origens”. Dom Caetano reforçou que a intenção
é produzir textos inéditos, uma vez que o trabalho de pesquisa é outro dos
objectivos do projectos.
"Ano artístico” abre em Fevereiro
A "Galeria do Semba”, de acordo com Dj Mania, gestor e um dos promotores do projecto "Há um Semba em Cada Canto”, pretende-se transformar um local de "encontros geracionais” entre artistas e o público, na continuidade das realizações periódicas de espectáculos de rua, de pequena dimensão, mas capazes de difundir e valorizar o semba.
Ao fazer um balanço das actividades culturais e artísticas do ano passado, numa perspectiva de seguimento mais alargado dos conteúdos, explicou que, o "ano artístico” abre às portas em Fevereiro com a realização de um grande espectáculo de rua. "Estamos a criar condições no sentido de conseguir reunir um naipe de convidados que vão fazer toda a diferença no regresso do projecto depois do interregno da quadra festiva”.
O palco tem sido montado mesmo na rua, defronte a entrada da Galeria do Semba, para criar empatia com o público. O modelo tem sido produzido para quem estivesse nos arredores entre as "Bes” e "Ces”, o Pica Pau, Dona Malha, Marçal e Terra Nova, sejam influenciados a se juntarem à "festa do semba”.
Segundo Dj Mania, a ideia
foi criar conceitos de espectáculos onde as pessoas pudessem participar sem pagar
nada no sentido de promover a interacção com um público mais desfavorecido.
Projecto distingue a classe artística
O "Rei” da música angolana, Elias diá Kimuezo, a cantora e compositora Tonicha Miranda, o cantor e compositor Luís Martins "Xabanu”, o pesquisador Roldão Ferreira e o grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba foram as primeiras figuras a serem homenageadas pelo projecto "Galeria do Semba”, em prol do contributo que têm prestado para o crescimento das artes no país ao longos dos tempos. Segundo Dj Maria, este ano, o tributo a figuras emblemáticas ligadas à cultura vão continuar. A Galeria do Semba com as distinções, disse, confirma o "compromisso na divulgação dos principais nomes e o contributo que deixaram na música angolana, com o estilo semba como bandeira.”
O gestor do espaço explicou que a intenção é contribuir no conhecimento da música e cultura nacional em todos os níveis e que tudo está a ser feito para que os interessados encontrem no projecto um local de fonte de pesquisa e de conhecimento. "Pretendemos que os apreciadores do semba sintam-se parte do projecto por ser um compromisso da casa em colaborar com todos os interessados em conhecer a história angolana, por intermédio da música nacional.”
A "Galeria do Semba" é um espaço de configuração museológica que conserva a história deste estilo musical e dos seus protagonistas. O espaço foi inaugurado a 24 de Janeiro de 2020. Hoje a proposta é o semba e no futuro outros ritmos também podem ser propostos a elevação a Património Imaterial Nacional. Na "Galeria do Semba" pode-se encontrar outras nuances rítmicas, porque qualquer música feita por angolanos também contribui para o mosaico cultural.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Comissão da Carteira Profissional de Artistas (CCPA) e a União Nacional dos Artistas e Compositores – Sociedade de Autores (UNAC – S.A.) representados pelos seus presidentes, Maneco Vieira Dias e Zeca Moreno, estiveram em visita de trabalho na província do Namibe, por três dias.
O músico Kyaku Kyadaff foi recebido, esta quarta-feira, em Moçambique, pelo vice-ministro da Cultura, Fredson Bacar e o embaixador de Angola em Moçambique para uma visita de trabalho, soube o JA Online junto da assessoria do cantor.
Estão esgotados os ingressos para o sector central e lateral direito da área VIP do espectáculo do músico brasileiro, Alexandre Pires, nos próximos dias 3 e 4 de Abril, no Centro de Conferências de Belas, em Luanda, soube o JA Online através de uma nota enviada pela organização do evento.
O actor Avelino Sebastião Viegas, membro do grupo de teatro Etu-Lene, falecido na última quarta-feira, aos 49 anos, no hospital Militar Principal, víitima de doença, vai hoje a enterrar, às 10h00, no Cemitério da Santa Ana, em Luanda.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.