Cultura

Galeria angolana abre filial em Lisboa

A galeria de arte contemporânea This Is Not A White Cube expande a sua presença internacional com a abertura, no final deste mês, de um novo espaço em Lisboa, na região do Chiado.

20/05/2021  Última atualização 10H43
São-tomense René Tavares apresenta tendências da arte © Fotografia por: DR
Para assinalar a ocasião, entre 27 deste mês e 17 de Julho, a galeria apresenta, em simultâneo, em Luanda e Lisboa, a exposição individual do são-tomense René Tavares, "In Memory We Trust”, uma reflexão em torno das noções de memória, história, tradição, património e miscigenação.
A mostra tem mais de 30 obras, produzidas entre 2012 e 2021, muitas das quais inéditas e expõe, através de dois núcleos distintos - divididos entre Lisboa e Luanda -, uma variedade significativa de técnicas, desde a pintura ao desenho, passando pela fotografia e a instalação.

Na galeria em Angola, o artista explora os temas da migração e do património que têm sido, ao longo dos anos, um motor consistente de inovação e criatividade na sua produção artística, enquanto no núcleo de Portugal dá maior expressão a temas como a memória e a herança cultural.
Os múltiplos estratos que se somam em cada obra de René Tavares - seja pintura, fotografia ou desenho – encontram uma reciprocidade na própria estruturação conceptual do artista.
O resgate da imaterialidade da cultura são-tomense, visto à lupa da produção contemporânea que René Tavares consubstancia, é declarado neste exercício, a ser apresentado em Luanda, que documenta o cruzamento entre as narrativas pessoais - dos actores que o interpretam - e as narrativas históricas mais abrangentes – que as personagens encenam nas ruas de São Tomé e Príncipe.

"Two Lives Tchiloli” é a série fotográfica mais antiga que integra a exposição, e uma das que, de forma mais clara, consubstancia esta ideia de encontro entre o passado e o presente, numa dupla, mas una composição, traduzindo visualmente o encontro entre três povos - o português, o francês e o são-tomense - e a herança que daí adveio.
A inauguração da exposição "In Memory We Trust” acontece dia 27, entre as 16h00 e as 21h00. A entrada é livre, mas obedecendo às normas de segurança.
 
Literatura


Durante a inauguração, a organização vai realizar, também, o lançamento do livro "Tchiloli Unlimited”, de René Tavares.
O livro, que tem prefácio de José Eduardo Agualusa, apresenta olhares cruzados sobre os aspectos históricos, sociais e estéticos existentes nesta peça de teatro popular de São Tomé e Príncipe.
O título conta ainda com importantes colaborações de Ana Nolasco (investigadora em estética/filosofia), que estabelece a ligação entre o Tchiloli e a arte contemporânea no contexto africano, Luisa Paollineli (docente na Universidade da Madeira), Ângelo Torres (actor/realizador), Adelaide Ginga (curadora) e Manuel Carvalho (actor).
A reserva de exemplares pode ser efectuada online, no site da galeria.

O autor


René Tavares é uma figura-chave da cena artística são-tomense e no contexto da sua geração tem vindo a ocupar a posição de figura de proa no sistema de arte contemporânea do espaço geográfico da Lusofonia. A sua visibilidade tornou-se crescente em África e internacionalmente ao longo dos últimos anos.René Tavares apresentou em Março de 2020 uma importante exposição individual na Galeria Banco Económico, em Luanda, organizada pela galeria This is Not a White Cube.

A mostra "Migrações e Coisas. Retalhos de uma História Só”, apesar de ter sido apresentada à imprensa, não chegou nunca a abrir ao público. Um ano volvido, a galeria This is Not a White Cube retoma a sua programação, recolocando a obra do autor nos dois países.
A exposição pode ainda ser vista em Braga, na mostra "O Silêncio da Terra: visualidades (pós)coloniais interceptadas pelo Arquivo Diamang” e na Bienal do Congo 2021.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura