Cultura

Gala do Top dos Mais Queridos acontece hoje

O Centro de Conferências de Belas (CCB) testemunha hoje, a partir das 21h00, a gala do Top dos Mais Queridos, a ser realizada no âmbito do centenário de Agostinho Neto, que se assinalou a 17 de Setembro.

07/10/2022  Última atualização 06H20
© Fotografia por: DR

Em palco estará um conjunto de modalidades artísticas como forma de homenagear a trajectória do primeiro Presidente de Angola.

Organizada pela Rádio Nacional de Angola, esta edição do Top dos Mais Queridos terá um formato especial, por não haver o habitual concurso mas apenas uma gala onde irão participar vários convidados que musicaram e cantam poemas de António Agostinho Neto.

A organização espera oferecer uma variedade musical, com a integração da dança, teatro e poesia, aspectos que caracterizam a grande figura de Neto.

Para mais logo, a organização escolheu algumas vozes convidadas, como Calabeto "Kota Bué”, Dom Caetano, Euclides da Lomba, Gabriel Tchiema, Fedy, Kiaku Kyadaff, Yola Semedo, Ary, Ballet Kilandukilu e um coral da Igreja Metodista.

De recordar que o grupo musical "Os Picantes”, composto por três jovens da província do Huambo, foram os grandes vencedores da edição do "Top dos Mais Queridos” do ano passado. "Os Picantes” venceram com o tema "Crise no Lar”, conseguindo impor-se diante de colossos da música nacional, batendo na concorrência nomes como Paulo Flores e Yuri da Cunha, de Luanda, segundos classificados com o tema "Njila ia Dikanza”, e Tiviné, de Benguela, na terceira posição.

Já no Top dos Mais Queridos edição 2020, realizado em tempo de pandemia, ao invés da eleição do "artista mais querido”, a organização decidiu destacar os momentos mais marcantes da música angolana, homenageando os ícones da música nacional e a Rádio Nacional de Angola pelo contributo na produção, promoção e divulgação da música. Na edição de 2019, Yannick Afroman, com o tema "Bakongo”, foi o grande vencedor. Desde a primeira edição, em 1982, o músico Pedrito continua a ser o artista que mais vezes venceu o Top dos Mais Queridos, com três galardões. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura