Cultura

Gala do prémio “Yola Castro” acontece este mês na capital

Maria Hengo

Jornalista

A Biblioteca Contr’Ignorância realiza, no dia 15 deste mês, às 14h00, na sua sede, no bairro Marçal, em Luanda, a gala de premiação do concurso de Escrita Criativa “Prémio Yola Castro”, na categoria de Contos da Literatura Infanto-Juvenil.

04/06/2024  Última atualização 12H20
Escritora e professora Yola Castro será homenageada na gala © Fotografia por: DR

Segundo a organização, o concurso, que tem como finalidade a selecção de obras literárias inéditas de novos autores de nacionalidade angolana, visa impulsionar a escrita literária criativa, bem como promover o lançamento de novos talentos nas comunidades periféricas e não só.

Quanto às obras habilitadas ao concurso, a organização refere que para a inscrição tiveram como critério de avaliação a originalidade e relevância da obra,  a qualidade estética e literária, qualidade de escrita do texto, impacto na sociedade e contribuição para a cultura nacional, assim como a qualidade dos aspectos formais da obra.

O concurso, destinado para maiores de 18 anos, é aberto a autores que não tenham qualquer publicação no mercado,  obrigatoriamente de nacionalidade angolana e sem nenhuma ligação com a entidade promotora do concurso e os membros do júri.

A execução do "Prémio Yola Castro” cumpriu as seguintes etapas: publicação do edital, no dia 8 de Abril do corrente ano, inscrição e envio das obras concorrentes, de 8 de Abril a 27 de Abril, selecção e organização das obras concorrentes, de 28 de Abril a 4 de Maio, avaliação e classificação das obras concorrentes, de 5 de Maio a 18 de Maio, e gala de premiação, 15 de Junho.

O "Prémio Yola Castro”, inicialmente uma categoria do Slam Contr’Ignorância para posterior distribuição em bibliotecas e escolas, será objecto de leitura no Clube de Leitura "O Berço”, da Biblioteca Contr’Ignorância, na rubrica "Na Roda”, assim como as menções honrosas.

A gala, com acesso gratuito, contará com a presença da homenageada, a professora e escritora Yola Castro, dos membros do júri, o escritor Moniz Mário e a ensaísta Edmira Manuel, dos candidatos apurados e dos artistas Denny Moreira e Sandra Meckly, para o momento cultural.

 

Sobre a entidade promotora

A Biblioteca Comunitária Contr’Ignorância, situada na rua do Lula, bairro Marçal, Distrito Urbano do Rangel, Município de Luanda,  fundada a 17 de Outubro de 2020, é uma entidade civil, de carácter filantrópico, sem fins lucrativos, cuja finalidade funcional abarca o objectivo principal de promover o livro e a cultura de leitura nas comunidades periféricas, combater o analfabetismo e as assimetrias do acesso à informação e à educação de qualidade.

Para além de ser um espaço de leitura, a Biblioteca promove uma série de actividades transversais ao livro e à leitura, com o intuito de atrair o público leitor, a saber: aulas de alfabetização, aulas de desenho, aulas de xadrez, tertúlia de obras literárias e artísticas, rodas de leitura, concurso de soletração, concurso de leitura em voz alta, concurso de spoken word: declamação e performance, entre outras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura