Cultura

Gala de consagração ao vencedor do concurso

Analtino Santos

Jornalista

O vencedor do Concurso Nacional de Trova “Cantar Neto” será conhecido quinta-feira, durante uma gala de consagração, a realizar-se a partir das 18h00, no Palácio de Ferro, em Luanda, com a presença dos representantes provinciais, que vão concorrer com poemas de Agostinho Neto musicados.

20/09/2022  Última atualização 06H45

O secretário-geral da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), Eliseu Major, afirmou que as condições estão a ser criadas, com a chegada a Luanda dos vencedores das fases provinciais, realizadas no período entre Julho e Agosto deste ano. Os finalistas serão avaliados pelo júri presidido por Emanuel Mendes.

De acordo com o porta-voz, o concurso tem como objectivos elevar e fazer ressurgir o movimento da trova, que lançou vários artistas no mercado. O desafio inicial foi o de aproveitar poemas que nunca mereceram a atenção dos músicos, porque a obra de Neto é rica. "Por isso, queremos contribuir para perpetuar os ensinamentos e toda a obra literária do Poeta Maior”, disse.

O primeiro Concurso Nacional de Trova "Cantar Neto” é uma iniciativa do comité directivo da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autores (UNAC-SA), para saudar as comemorações do centenário de nascimento de Agostinho Neto.  No acto da apresentação pública, a organização anunciou a edição de um disco, com as canções finalistas e que seriam consideradas Património da Fundação Dr. António Agostinho Neto.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura