Reportagem

Gabinete Provincial garante resposta às inquietações dos taxistas

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

A directora do gabinete provincial dos Transportes, Tráfego e Mobilidade Urbana, Geraldina Paredes, assegurou, no Cunene, esta sexta-feira, que tudo está a ser feito para a emissão de um documento provisório que permita os taxistas e moto-taxistas credenciados atestarem o depósito a 160 kwanzas.

02/06/2023  Última atualização 18H07
© Fotografia por: Elautério Silipuleni/Ondjiva
As localidades de Ondjiva, Santa-clara e Xangongo receberam grandes enchentes de pessoas desde funcionários públicos a estudantes afectados directamente pela paralisação da actividade de táxis. 

"Eles paralisaram a actividade, porque segundo eles não está a ser permitido abastecer ao preço de 160 kwanzas, conforme anunciado quinta-feira e a Sonangol diz que não tem ainda nenhuma orientação para os taxistas com base neste valor, mas sim no valor de 300 kwanzas”, começou por dizer Geraldina Paredes ao Jornal de Angola. 

"Vale aqui repetir somente que os taxistas e moto-taxistas que tiverem a licença vão beneficiar deste preço, aqueles que não tiverem a licença não serão permitidos abastecer ao preço de 160 kwanzas, ao menos tratem as suas licenças”, apelou. 

Funcionários afectados pela Paralisação 
"Estou aqui na paragem desde as sete horas como é o habitual, para ir para o meu local de trabalho, agora são 10 horas e não consigo chegar a Santa-clara porque os taxistas estão em greve”, disse a funcionária pública Ermelinda Avozinha à nossa equipa de reportagem.

"Todos dias faço este trajecto de 30 quilómetros para ir ao serviço, mas cheguei aqui à paragem e deparei-me com esta situação da paralisação dos taxistas, que até agora não entendi por qual motivo”, referiu o professor no Namacunde e residente em Ondjiva, Zuzi Baptista, igualmente, apanhado de surpresa pela paralisação. 


Taxistas esperam rápida resolução
Por sua vez, o responsável da Associação dos Taxistas local, Lino Gervásio, considerou que a medida do Executivo é boa, porque "sabemos que vai ajudar aqueles colegas que ainda não estão credenciados para exercer a actividade de táxi a licenciarem-se" para "beneficiarem desta subvenção que o governo está a dar". 

No entanto, o associado espera que o Governo trabalhe rapidamente junto dos responsáveis das bombas de combustível para efectivar a medida e para que "ninguém seja prejudicado”. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Reportagem