Mundo

Gabão: EUA suspendem parte da ajuda depois de golpe de Estado

JA Online

Os Estados Unidos da América (EUA) anunciaram a suspensão de alguns programas de ajuda ao Gabão, em resposta ao golpe de Estado ocorrido em Agosto último.

27/09/2023  Última atualização 12H13
© Fotografia por: Lusa

"O Governo norte-americano suspende uma parte da ajuda externa ao Gabão enquanto avalia a intervenção inconstitucional de membros do exército do país", declarou o secretário de Estado, Antony Blinken, em comunicado, citado pela Lusa.

O montante da ajuda suspensa e os programas diretamente visados não foram especificados, mas a decisão não afeta as operações consulares ou da embaixada dos EUA no Gabão, rico em petróleo e governado há mais de 55 anos pela família Bongo.

Com esta decisão, os Estados Unidos estão a cumprir as medidas tomadas pelas organizações regionais e outros países, e isso "continuará enquanto são examinados os factos no terreno no Gabão", indicou Antony Blinken.

"Estamos a prosseguir as nossas operações governamentais no Gabão, incluindo as operações diplomáticas e consulares de apoio aos cidadãos norte-americanos", acrescentou o secretário de Estado.

A União Africana suspendeu o Gabão como membro do bloco e muitas organizações e governos de todo o mundo condenaram o golpe de Estado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo