Mundo

G7 avisa Irão que tomará novas medidas se país continuar ataques a Israel

JA Online

Os países do G7 "condenaram veementemente" o ataque iraniano a Israel e advertiram o Irão de que "tomarão novas medidas" se este continuar com "iniciativas desestabilizadoras" no Médio Oriente, após uma reunião por videoconferência.

14/04/2024  Última atualização 22H39
© Fotografia por: Getty Images
Numa declaração conjunta, os dirigentes da Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Japão, Alemanha e Canadá, para além dos da União Europeia (UE), afirmaram que, "com as suas ações, o Irão deu mais um passo no sentido da desestabilização da região e arrisca-se a provocar uma escalada regional incontrolável".

"Esta situação deve ser evitada", defenderam, no final da reunião presidida pela primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, citada pela Lusa.
O Médio Oriente vive um momento de tensão depois de o Irão ter lançado mais de 300 drones, mísseis e mísseis balísticos na noite passada, no primeiro ataque deste tipo a Israel a partir de solo iraniano, aguardando-se a possível resposta israelita.

"Nós, os líderes do G7, condenamos inequivocamente, nos termos mais fortes, o ataque direto e sem precedentes do Irão contra Israel. O Irão disparou centenas de drones e mísseis contra Israel. Israel, com a ajuda dos seus parceiros, derrotou o ataque", lê-se na declaração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo