Desporto

Futuros craques disputam final de torneio infantil

As equipas do RDS Guelson e CDR 19 de Março disputam amanhã, às 10h00, no campo do Quarteirão Z, na Centralidade do Kilamba, a final da primeira edição do torneio de futebol 9 em Sub-14, denominado “Bola da FAMA”, organizado pela VG Futebol Arte Música Academia.

31/08/2019  Última atualização 08H00
DR

Duas horas antes defrontam-se, para as classificativas do terceiro lugar, Renascer do Estoril e VG FAMA. Eduardo Mulungo, afecto a equipa do Sítio, e Jacinto Diogo, do Renascer, lideram a artilharia com três golos cada.
A prova, que encerra esta tarde, enquadra-se no projecto criado há sete anos com o objectivo de fomentar a prática da modalidade, descobrir talentos e recrear os adolescentes, de acordo com o mentor Valdano Gomes.
Esta edição inaugural juntou duzentas crianças, distribuídas em dez equipas provenientes dos bairros Golfe 2, Bita, Sapú, Camama, Viana, Vila Flor e Kilamba.
Para o êxito do projecto, a organização conta com alguns apoios de modo a garantir a merenda para as crianças e respectivos monitores após os jogos.
No ano passado, a VG FAMA, em parceria com as academias de futebol Renascer e Kamba, ambas da cidade do Kilamba, realizou um torneio experimental denominado “Futuro Campeão”.
A ideia, segundo Valdano Gomes, é dar uma nova dinâmica ao futebol, razão que o levou a associar estas duas escolas ao projecto, de modo a proporcionar a troca de experiências entre os monitores, sobre a metodologia de trabalho neste escalão.
A escolha da Centralidade do Kilamba tem a ver com a pretensão de apoiar o Governo no desenvolvimento do desporto nas comunidades, fazendo fé nas palavras da ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula Sacramento, sobre a inclusão social, e cobrir as lacunas existentes.
O programa contempla igualmente a entrega de prémios aos três primeiros classificados, para estimular os jovens praticantes.
A actividade, de acordo com Valdano Gomes, tem o aval da Associação dos Treinadores de Futebol de Angola (ATEFA). Foram igualmente notificadas sobre este projecto a Federação Angolana de Futebol (FAF), entidade reitora da modalidade no país, e a Associação Provincial de Futebol de Luanda (APFL), que gere os destinos da disciplina na capital do país.
Esta última tem em carteira um projecto para dar início à disputa do campeonato provincial do escalão.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto