A reunião do Congresso Nacional Africano (ANC), partido no poder na África do Sul, que deveria discutir, sexta-feira, a continuidade do Presidente Cyril Ramaphosa, à frente da agremiação, foi adiada para terça-feira, altura em que decorrerá o debate parlamentar para analisar o relatório sobre o seu suposto envolvimento em casos de corrupção.
Cyril Ramaphosa terá violado a Lei Anti-Corrupção por ter sido encontrado em uma das suas fazendas , em 2020, mais de quatro milhões de dólares, guardados em caixas, que alegou ter adquirido através da venda de gado e búfalo.
O tesoureiro-geral do ANC, Paul Mashatile, disse, sexta-feira, a jornalistas, que os principais funcionários do partido já discutiram o relatório antes de se reunirem para um debate parlamentar na terça-feira.
"Nós consideramos isso um assunto urgente. Como se sabe, o Parlamento reunirá no dia 6", sublinhou Mashatile. Os legisladores devem debater nesse dia o relatório e votar se devem prosseguir com um processo de destituição do Presidente.
Ramaphosa negou irregularidades, dizendo que o dinheiro roubado era produto da venda de animais na sua fazenda e que ele "não estava envolvido em nenhuma conduta criminosa”.
No entanto, o relatório parlamentar questiona a sua explicação, bem como a origem do dinheiro e as razões que o levaram a omitir a existência do montante às autoridades fiscais.
Na sexta-feira, Ramaphosa foi confrontado com apelos da oposição para a demissão. Os apelos seguem-se a alegações do antigo chefe dos Serviços Secretos sul-africanos Arthur Fraser de que Ramaphosa terá tentado esconder o caso sobre roubo de uma elevada quantia de dinheiro encontrada na sua quinta, Phala Phala, em 2020.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginVários milhares de pessoas manifestaram-se, esta segunda-feira, em Goma, no Leste da República Democrática do Congo (RDC), contra a “passividade” da força da África Oriental destacada na região perante os ataques dos rebeldes do M23, paralisando a cidade.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, discutiu, segunda-feira, com as altas autoridades militares e dos serviços de informação possíveis novas ofensivas russas, havendo indicações de que não serão generalizadas.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.