Desporto

Futsal: Questões financeiras afastam selecção

Questões financeiras impedem a participação da Selecção Nacional de futsal, na primeira edição dos Jogos Africanos, anunciou sexta-feira, em conferência de imprensa, a direcção da Federação Angolana de Desportos Para Trabalhadores (FADET).

04/03/2023  Última atualização 09H00
Problemas financeiros colocam Angola fora da competição © Fotografia por: DR

Além do combinado angolano de futsal, também estava prevista a viagem de dois atletas do atletismo. Os Jogos disputam-se na cidade de Banjul, Gâmbia, de 6 a 13 do corrente. Segundo o director geral da FADET, Augusto Silva "Alvarito”, foram esgotadas todas as possibilidades, tendo em vista a presença de Angola no evento, porém sem sucesso.

Em contrapartida, existe ainda a previsão de o país estar representado no Congresso, que decorre na Gâmbia, à margem dos Jogos Africanos.

"Gostaríamos de ter participado, mas por falta de capacidade financeira não é possível. Não estamos a fazer essa conferência para encontrar bodes expiatórios. Recorremos a várias empresas públicas e privadas para cobrir as despesas de participação, mas sem sucesso. Da nossa parte, todos os esforços foram feitos, com vista ao alcance dos valores. Até a última hora, ainda tínhamos esperança, pois havia algumas promessas. Entendemos, pois o Orçamento Geral do Estado só agora está a ser executado, e a maior parte das instituições não têm como ajudar. É muito frustrante. Houve preparação e jogos particulares”, lamentou.

Durante o encontro com os jornalistas, Alvarito realçou que a FADET é reconhecida pelo Ministério da Juventude e Desportos (Minjud) e filiada à Confederação Africana e Internacional. Solicitado a explicar se receberam apoio do Minjud, o director geral da Federação destacou a existência de um impasse resultante de uma decisão tomada pelo director nacional dos desportos, Nicolau Daniel.

"O impasse de certa forma dificulta a interacção directa com o Ministério, com relação aos apoios necessários. Por essa razão, recorremos às instâncias superiores do Minjud e tivemos bom acolhimento por parte da ministra Palmira Barbosa. Foram traçadas orientações e juntos encontraremos uma solução”, sublinhou Augusto Silva.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto