Desporto

Futsal: Atletas da selecção aguardam ansiosos a estreia no Mundial

O adiamento para o próximo ano do Campeonato do Mundo de futsal, inicialmente previsto para ser disputado entre 12 de Setembro e 4 de Outubro, na Lituânia, devido à pandemia da Covid-19, está a gerar um clima de enorme ansiedade no seio dos jogadores da Selecção Nacional.

10/07/2020  Última atualização 06H30
DR © Fotografia por: Medalhas de bronze no Campeonato Africano querem mostrar habilidades na Lituânia

Isso ficou patente nas declarações prestadas recentemente, ao Jornal de Angola, pelos atletas Prado, Neblu e Leo, unidades fundamentais na manobra do combinado nacional de futsal, terceiro colocado do CAN do Marrocos. Reagindo pela primeira vez ao adiamento do Mundial, remarcado pela FIFA, para decorrer entre 12 de Setembro e 3 de Outubro de 2021, os pupilos de Benvindo Inácio não esconderam a impaciência pelo prolongamento da data de disputa da maior cimeira do futsal à escala mundial.

“Para ser sincero, não esperava que o campeonato fosse adiado”, apressou-se a confessar o ala-direito, Leo, um dos goleadores da selecção, para em seguida adiantar ter sido frustrante receber a notícia do adiamento. “Já estávamos prontos a retomar a preparação. É frustrante. Mas temos de aceitar, porque a saúde está em primeiro lugar e não podemos desafiar o vírus da Covid-19”.

Igualmente ansioso revelou-se o capitão Prado. O camisola 7 da selecção admitiu estar a conviver diariamente com a curiosidade de conhecer o palco do Mundial, e de sentir a emoção à volta de um Campeonato do Mundo. “Tenho a curiosidade de estar no grande palco do Mundial. Não há como ter receio de dizer isso. É certo que teremos de trabalhar muito para alcançar os nossos objectivos e estarmos preparados”, disse.

O facto de a selecção estar parada devido à pandemia, segundo ainda o jogador, não deve constituir grande preocupação, nem influenciar na prestação do grupo no Mundial, porque “temos feito alguns treinos individuais e jogos nos bairros, ainda que não seja muito bom, devido a lesões, mas não temos perdido o foco”.

O guarda-redes Neblu sublinhou, por outro lado, estar crente que o Mundial já não será novamente adiado, “porque a pandemia está controlada” e “tudo faz crer que teremos tempo bastante para preparar a participação”. E acrescenta: “Ainda vivemos a alegria de termos conseguido a qualificação, e quando andámos nas ruas sentimos isso dos amantes do futsal”.

A Selecção Nacional qualificou-se para o Mundial da Lituânia mercê da conquista do terceiro lugar do pódio no CAN, disputado este ano, no Marrocos. Fizeram parte da selecção os atletas Neblú, Chico, Dabino, Prado, Leo, Nonó, Dias, Nuno, Jó, Bebucho, Man-Tó, Mano Sele e Osnã.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto