Desporto

Futebol feminino: Angola falha disputa de apuramento ao CAN

António Cristóvão

Jornalista

A Selecção Nacional sénior de futebol feminino abdicou da participação na eliminatória à fase final da 4ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), a disputar-se de 2 a 23 de Julho de 2022, em Marrocos. O pouco tempo para a preparação das atletas e do processo administrativo do grupo de trabalho está na base da ausência do combinado angolano no apuramento.

14/05/2021  Última atualização 08H00
Federação alega pouco tempo para preparar as atletas e o expediente administrativo © Fotografia por: Alberto Pedro | Edições Novembro
O facto foi revelado ontem ao Jornal de Angola por um dos membros do Departamento Técnico das Selecções Nacionais."Angola não vai competir na eliminatória do CAN, porque estamos a menos de um mês para os jogos da preliminar. Estamos muito em cima do ´joelho´”, disse a fonte, contactada pelo Jornal de Angola.

De acordo com o sorteio realizado na última segunda-feira, na sede da Confederação Africana de Futebol (CAF), no Cairo, Angola joga com o Botswana no dia 7 de Junho, em Luanda, para a primeira "mão”, e a segunda para o dia 15 do mesmo mês, no reduto da selecção adversária. Com a desistência da Selecção Nacional, Angola pode ser sancionada pela CAF, com o pagamento de uma multa e também uma suspensão das provas femininas do escalão, mas tudo está dependente de uma justificação da FAF, esclareceu a fonte.Com a saída das Welwitschias Mirabilis da corrida ao CAN, o Botswana joga na segunda eliminatória com o vencedor do desafio entre o Zimbabwe e o Eswatini.

No ano passado, o organismo reitor do futebol africano cancelou as competições femininas, para mitigar a propagação da pandemia da Covid-19, de acordo com um comunicado da CAF.Angola já participou em duas edições do CAN, sendo a primeira em 1995, sem sede fixa, onde se classificou na terceira posição. A prova foi conquistada pela selecção da Nigéria.A segunda presença das angolanas na fase final da competição aconteceu em 2002, na Nigéria.A fonte garantiu ao "JA” que Angola vai competir apenas com as Welwitschias na Taça Cosafa, marcada para o mês de Setembro, na África do Sul.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto