Regiões

Furto de cabos eléctricos deixa bairros na escuridão

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Cinquenta milhões de kwanzas são necessários para a reposição de dezenas de cabos eléctricos furtados nos bairros Calumbiro, Mitcha, João de Almeida e Kankinda, na cidade do Lubango, disse, sábado, na Huíla, o chefe do Gabinete de Comunicação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).

11/08/2024  Última atualização 11H02
Reposição do material roubado causa danos avultados à ENDE © Fotografia por: Edições Novembro

Yuri Chico informou que além de dezenas de casas sem energia eléctrica, várias instituições estão também na mesma situação há mais de dois meses, facto que tem aumentado a pressão aos serviços da ENDE.

Acções estão em curso, garantiu, para que se possa adquirir, num curto espaço de tempo, os cabos e outros equipamentos eléctricos.

A direcção da empresa, está empenhada em repor o material furtado e solucionar os vários casos de interrupção do consumo de energia, não só nas residências como também nos postes de iluminação pública.

No momento, avançou, a empresa está preocupada com a actual situação, porque os furtos e vandalização de diversos equipamentos eléctricos aumentaram.

A maioria dos autores de tais práticas, criticou, são jovens que agem em função de determinadas encomendas das casas de pesagem e com tal acto acabam por deixar vários bairros às escuras.

O chefe do Gabinete de Comunicação pediu aos agentes da Polícia Nacional e jovens de diversas associações a combater tais práticas por estar a fazer com que se comprem várias vezes os mesmos equipamentos.

"A população deve denunciar todos que forem encontrados a comercializar equipamentos eléctricos”, apelou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões