A Ombala do Tchingolo viu o novo soberano ser entronizado, no passado domingo, trata-se do trigésimo rei na linhagem, Narciso Sakulenga Tchipiquita, conhecido a partir de agora como Tchipiquita II.
Três cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 25 e 45 anos, foram apresentados, hoje, no Lucala, província do Cuanza-Norte, acusados de furtarem 400 travessas dos Caminhos de Ferro de Luanda.
Cinquenta milhões de kwanzas são necessários para a reposição de dezenas de cabos eléctricos furtados nos bairros Calumbiro, Mitcha, João de Almeida e Kankinda, na cidade do Lubango, disse, sábado, na Huíla, o chefe do Gabinete de Comunicação da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE).
Yuri Chico informou que além de dezenas de casas sem energia eléctrica, várias instituições estão também na mesma situação há mais de dois meses, facto que tem aumentado a pressão aos serviços da ENDE.
Acções estão em curso, garantiu, para que se possa adquirir, num curto espaço de tempo, os cabos e outros equipamentos eléctricos.
A direcção da empresa, está empenhada em repor o material furtado e solucionar os vários casos de interrupção do consumo de energia, não só nas residências como também nos postes de iluminação pública.
No momento, avançou, a empresa está preocupada com a actual situação, porque os furtos e vandalização de diversos equipamentos eléctricos aumentaram.
A maioria dos autores de tais práticas, criticou, são jovens que agem em função de determinadas encomendas das casas de pesagem e com tal acto acabam por deixar vários bairros às escuras.
O chefe do Gabinete de Comunicação pediu aos agentes da Polícia Nacional e jovens de diversas associações a combater tais práticas por estar a fazer com que se comprem várias vezes os mesmos equipamentos.
"A população deve denunciar todos que forem encontrados a comercializar equipamentos eléctricos”, apelou.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.