Economia

Fundos angolano e africano assinam memorando em Luanda

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o African Guarantee Fund (AGF) – Fundo Africano de Garantia – assinam, amanhã, em Luanda, um memorando de entendimento com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento e promoção de soluções financeiras, alinhadas com as necessidades específicas das Pequenas e Médias Empresas.

26/03/2023  Última atualização 10H00
Fundos angolano e africano assinam memorando em Luanda © Fotografia por: DR

O memorando tem ainda como objectivo identificar e orientar as Pequenas e Médias Empresas que pretendam obter financiamento através das Linhas de Garantias, bem como apoiar no desenvolvimento, organização contabilística e financeira das referidas empresas.

Uma nota enviada ao Jornal de Angola refere que o acto de assinatura vai ser prestigiado com as presenças dos ministros das Finanças, Vera Daves de Sousa, e da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, além do governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano.

O presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, vai assinar o memorando pela parte angolana, e presidente da AGF, Jules Ngakam, pela parte africana.

O Fundo de Garantia Africano é uma instituição financeira não bancária que tem por missão apoiar as instituições financeiras na concessão de financiamento às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) africanas, através da prestação de garantias financeiras parciais e assistência ao desenvolvimento de capacidades.

O FGC é, igualmente, uma instituição financeira não bancária angolana, criada pelo Decreto Presidencial n.º78/12 de 4 de Maio, com a finalidade de conceder garantias públicas às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia