O Executivo aprovou, na manhã desta quinta-feira, em Conselho de Ministros, um diploma que suspende, por três anos, a exportação de madeira bruta no país, para promover a exploração sustentável dos recursos florestais, proteger o ambiente e garantir a reflorestação.
Os funcionários públicos e agentes administrativos que trabalham em zonas de difícil acesso e desprovidas de ofertas de bens e serviços essenciais vão passar a beneficiar, a partir deste ano, de subsídios de isolamento, instalação, renda de casa e de preferência na mobilidade do cônjuge ou unido de facto e ao acesso à habitação, entre outros benefícios atribuídos pelo Estado.
Angola vai receber do Fundo Global (FG), até final deste ano,82 milhões de dólares para combater doenças como HIV-Sida, Paludismo e Tuberculose, no quadro do reforço do sistema nacional de saúde.
A informação foi avançada ontem, em Luanda, à imprensa, pelo gestor sénior do Fundo Global em Angola, Joshua Galjour, no final do encontro com o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional (AN), Américo Cuononoca, na sede do Parlamento.
Joshua Galjour indicou que a referida verba será disponibilizada de acordo com um plano de trabalho, elaborado ao nível do país e negociado com os principais doadores.
"Angola está a mostrar uma boa taxa de absorção dos fundos, o que é muito importante para o Fundo Global, atendendo que a nossa instituição baseia-se no desempenho programático e financeiro”, afirmou. O gestor sénior do Fundo Global em Angola anunciou ainda que a instituição financia, nos últimos três anos, um programa de 105 milhões de dólares para combater o HIV-SIDA, tuberculose, malária e à Covid-19, salientando que o financiamento tem ajudado a melhorar as condições de saúde da população nas províncias do Cuanza-Sul e Benguela.
Referiu-se à recente visita que efectuou às províncias do Cuanza-Sul e Benguela, nas quais avaliou o estado de execução dos projectos em curso há oito meses. As províncias de Benguela e Cuanza-Sul, informou, albergam os principais projectos do FG, direccionados para um total de 5 milhões de pessoas.
O Fundo Global, maior doador no sector da saúde para Angola, é uma organização financeira internacional que tem como objectivo atrair e distribuir recursos adicionais para prevenir e tratar doenças infecciosas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República defendeu, quarta-feira, em Luanda, maior aproximação da Constituição da República de Angola (CRA) aos cidadãos, para a construção de uma sociedade livre, justa, democrática, de paz e igualdade.
Angola e Burundi estiveram à conversa para analisar o quadro de cooperação e perspectivar o reforço bilateral entre os dois países, na quarta-feira, nas instalações da Missão Diplomática Nacional, em Adis Abeba, na Etiópia.
Teve início, na quarta-feira, mais uma edição do Mundial de Clubes, que decorre de 1 a 11 de Fevereiro, em Marrocos. A competição conta com sete equipas, incluindo o Flamengo (detentor da Libertadores), o Real Madrid (detentor da Liga dos Campeões) e o Wydad Casablanca (detentor da Liga dos Campeões Africanos e representante do país sede).
O secretário provincial da Cultura, Ernesto Barros André, anunciou, quarta-feira, em Cabinda, a requalificação do local onde se concentravam escravos na época do tráfico negreiro, na aldeia de Chifunca, município de Cacongo.