Economia

Fundo do Afreximbank obtém aprovação para aquisição na Geregu

O Fundo para o Desenvolvimento das Exportações em África (FEDA) obteve, recentemente, as aprovações internas necessárias que permitem à plataforma adquirir uma participação minoritária na Geregu Power, empresa nigeriana de geração de energia, bem como parte dos esforços para aumentar a segurança energética e a industrialização em África.

05/02/2023  Última atualização 09H33
Afreximbank busca alargar sector de combustiveis renováveis © Fotografia por: DR

A aprovação e a aquisição associada alinham-se com o mandato estratégico do Afreximbank de expandir os sectores de combustíveis renováveis e de transição em África.

O presidente do Conselho de Administração da Geregu Power, Femi Otedola, disse que a participação do Afreximbank nas operações da companhia listada na Nigerian Exchange Limited não apenas expandirá as operações da empresa, mas também aumentará e garantirá o "futuro da Nigéria Indústria de Fornecimento de Electricidade (NESI)”, acrescentando que "em um período de contracção da actividade económica globalmente, atrair esse investimento da FEDA é uma prova de nossos planos estratégicos de longo prazo e acelerará nossa expansão para o mercado mais amplo da África Ocidental”.

A Geregu Power tem uma capacidade total de geração de electricidade de 450 MW. Com a aquisição, a FEDA servirá para apoiar a organização como um investidor minoritário, trabalhando em estreita colaboração com a equipe de gestão da Geregu para expandir os negócios de acordo com os planos de desenvolvimento do sector de energia mais amplos da Nigéria.

De acordo com o presidente do Afreximbank e das Entidades da Plataforma FEDA, Benedict Oramah, o investimento proposto "marca um passo crítico para apoiar o sector de energia da Nigéria e, mais amplamente, para o avanço da industrialização e segurança energética da África. Sem energia adequada, a África não pode alcançar competitividade de exportação global.

O Fundo para o Desenvolvimento das Exportações em África (FEDA) é uma plataforma de investimento do African Export-Import Bank (Afreximbank).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia