Economia

Fundo de Garantia de Crédito cobre risco de 62 projectos no sector Agrícola

Domingos Mucuta | Lubango

Jornalista

O Fundo de Garantia de Crédito apoiou a cobertura do risco de 62 projectos de investimentos de empresas privadas em curso na província da Huíla no montante avaliado em mais de 50 mil milhões de kwnzas, anunciou, no Lubango, o director de Gestão de Garantias.

16/03/2023  Última atualização 09H15
© Fotografia por: Edições Novembro

Miguel dos Santos, que trabalha na província da Huíla desde terça-feira, destacou que 22 projectos apoiados pelo Fundo de Garantia de Crédito exploram o sector agrícola e os restantes outros seguimentos de negócios elegíveis nas linhas de financiamento, promovidas pelo Executivo.

"Alguns projectos são de empresas que operam nos sectores das pescas, indústrias transformadoras e outros admissíveis nas linhas de financiamentos do Estado. Mas, o sector da agricultura foi o que beneficiou de maior apoio do Fundo”, confirmou.

O director de Gestão de Garantias explicou que os projectos apoiados e implementados na província da Huíla geraram cerca de três mil empregos. "As expectativas da garantia é assegurar a dinamização dos projectos de investimentos, estimular a produção nacional, a diversificação da economia, a geração de mais postos de trabalho e a redução das importações”, disse.

 Sublinhou que a Huíla, apesar de ser a província com maior número de produtores inscritos no portal de produção nacional, é a terceira colocada em termos de recepção de apoios do Fundo de Garantia de Crédito com oito por cento, atrás de Luanda e Benguela, com 33 e 1 por cento respectivamente.

Miguel dos Santos explicou que a deslocação a província da Huíla, além de avaliar as iniciativas em curso, visa captar mais projectos para aumentar o leque de ideias de negócios a ser apoiados pelo Fundo de Garantia de Crédito nos próximos tempos.

"Estamos na Huíla com dois propósitos. Primeiro visitas a alguns projectos que já beneficiam da garantia pública e visitar outros que têm pretensão de beneficiar deste suporte do Estado”, disse, sublinhando o reforço da relação institucional com o governo.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia