As províncias do Cuando Cubango e do Moxico são as regiões onde a desflorestação é mais crítica, em todo o país, devido à exploração excessiva de madeira revelou, esta quarta-feira, o Instituto para Cidadania Mosaiko, em Menongue.
Vários cidadãos com deficiência beneficiaram, sábado, de apoio da Fundação Lwini, que entregou, em Menongue, província do Cuando Cubango, cadeiras de roda, canadianas, varas de orientação e óculos para invisuais, no sentido de melhorar a locomoção.
Do donativo, entregue no âmbito dos 25 anos da Fundação Lwini, constam, também, balões de roupa usada, kits de cozinha, de mecânica, corte e costura, agricultura e electricidade, com o objectivo de fomentar o autoemprego e proporcionar melhores condições aos beneficiários.
Segundo o director executivo da Fundação Lwini, Alfredo Júnior, a província do Cuando Cubango é a sétima a beneficiar de apoio, neste ano.
Alfredo Júnior deu a conhecer que a Fundação Lwini, vocacionada a apoiar pessoas carenciadas, ao longo dos 25 anos de existência já distribuiu, em todo o país, acima de 30 mil cadeiras de rodas, num valor aproximado a dois milhões de dólares.
Além da entrega de meios de locomoção, acrescentou, durante o período em referência foram construídas várias infra-estruturas sociais ligadas à formação profissional, saúde e educação, que, actualmente, beneficiam milhares de pessoas com necessidades especiais.
O director executivo da Fundação Lwini informou que, no quadro do 25º aniversário, a ser assinalado a 30 de Junho, estão previstas várias inaugurações em Luanda, com destaque para uma fábrica de reciclagem de cadeiras de rodas, que poderão consertar 400 por ano, além da entrega de quatro instalações de autoemprego, para apoiar, fundamentalmente, pessoas com deficiência física e visual. Afirmou que a fundação continua preocupada com o elevado grau de desemprego no seio de pessoas com deficiência, daí o interesse em intervir na área de formação profissional e integração no mercado de trabalho.
Alfredo Júnior acrescentou que a Fundação Lwini tem projectos em todo o país, nas áreas de saúde, apoio aos centros ortopédicos e escolas do ensino especial, tendo explicado que, este ano, foi entregue uma sala de estimulação sensorial, na província da Huíla, e que Malanje vai beneficiar de uma idêntica, antes de Dezembro.
O vice-governador do Cuando Cubango para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, João Cassanga, agradeceu o gesto e reconheceu os esforços da Fundação Lwini na atenção e solução dos problemas que afligem pessoas com necessidades especiais. Encorajou a Fundação no sentido de manter a mesma atitude de solidariedade, para que o apoio chegue a outras pessoas carenciadas que residem nos municípios do interior da província do Cuando Cubango. João Cassanga lembrou que o Gabinete Provincial da Acção Social, Família e Igualdade do Género controla mais de sete mil pessoas com deficiência física, 60 das quais no centro de Kavikiviki.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO melhor acesso aos serviços de educação, saúde, energia e água foram algumas das principais recomendações apresentadas pela população da província do Cuando Cubango, hoje, no Fórum de Recolha de Contribuições para a Elaboração do Orçamento Participativo.
O turismo é um importante segmento com indicadores para a diversificação da economia, no Lobito, porque promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda, afirmou, esta quarta-feira, o economista Stover Ezequias.
Os efectivos da Polícia Nacional e membros Militares e Civis da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) participam, em Luanda, desde segunda-feira a 6 de Outubro, numa acção formativa multidimensional de logística denominada "Nguizani Logex".
Angola reiterou, terça-feira, em Nova Iorque, o compromisso com a abolição das armas nucleares, através do envolvimento do país em fóruns regionais e internacionais, bem como mediante a plena implementação do Tratado de Pelindaba.
A actriz afro-americana, Viola Davis, é a mais nova membro do Conselho Consultivo Presidencial sobre o Envolvimento da Diáspora Africana dos Estados Unidos da América, anunciou, terça-feira, o Chefe de Estado daquele país, Joe Biden.