O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
As áreas temáticas das principais linhas da Organização das Nações Unidades para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), com base na política cultural definida pelo Executivo angolano, vão contar com o apoio da Fundação Brilhante , instituição afecta a ENDIAMA, soube o Jornal de Angola, quarta-feira, na cidade do Dundo.
O Conselho de Administração da ENDIAMA criou, no ano passado, uma área específica dentro da Fundação da Brilhante para responder às questões da Cultura e Artes no país, com realce à região Leste, para qual foi nomeada Arleth Leandro, como coordenadora, que garantiu o compromisso de contribuir para o fortalecimento do sector.
A coordenadora disse ser interesse da instituição desenvolver acções concretas com diferentes figuras ligadas a cultura, como artesãos, artistas plásticos, músicos, investigadores e toda a comunidade das belas artes.
Arleth Leandro afirmou que vai ser dada uma especial atenção à valorização da Cultura nacional, principalmente nas províncias do Leste, onde a Fundação Brilhante está sedeada na cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte.
"Todas as variedades e diversidades de hábitos e costumes dos povos, por via da música, dança, gastronomia, escultura e outras disciplinas artísticas têm espaço em termos de apoio no braço social do sub-sector diamantífero”, garantiu Arleth Leandro.
A coordenadora de Cultura e Artes da Fundação Brilhante afirmou que a instituição vai estabelecer parcerias com as associações cívicas, com vista à promoção, valorização e divulgação da cultura.
Afirmou que estão a ser gizadas acções específicas no domínio do teatro, artes plásticas e investigação artística para a programação sistemática de iniciativas que englobam as mais variadas vertentes da expressão cultural.
O diálogo intercultural, aproximação dos povos, preservação dos hábitos e costumes e actividades relacionadas com escolas tradicionais vão, também, merecer o apoio da Fundação Brilhante, de acordo com Arleth Leandro.
À semelhança do ano passado, disse, a instituição vai prestar uma especial atenção à literatura, mediante o lançamento de obras literárias, garantindo , apoios para o incentivo ao gosta pela leitura.
De acordo com Arleth Leandro, para este ano está em projecção o apadrinhamento de um livro sobre a "História da Cultura Lunda Cokwe”, uma abordagem que vai colocar à disposição dos investigadores e leitores temas de grande importância intelectual.
Sem revelar números, a coordenadora avançou que, em 2022, foi publicado um conjunto de novas obras literárias de diferentes autores nacionais, com a ajuda da Fundação Brilhante, tendo realçado a edição de um livro sobre "A dimensão cultural de Agostinho Neto”.
"Em 2022 , iniciamos a nossa jornada com a publicação de obras literárias, das quais destacamos a sobre o tema ‘A Dimensão Cultural da figura de Agostinho Neto’, no âmbito do centenário do Fundador da Nação, que estamos a celebrar”, disse.
Agostinho Neto, sublinhou, transmitiu sempre e deixou mensagens inspiradoras à nova geração que do ponto de vista cultural, vão servir como modelo para a Fundação Brilhante continuar a apoiar a dinamização das belas artes em Angola.
Arleth Leandro foi nomeada coordenadora de Cultura e Artes por via do despacho nº 07/PCA/2022 do Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA, Ganga Júnior.
A Fundação Brilhante recebeu em Dezembro último, um certificado de reconhecimento do Governo Provincial da Lunda-Norte, pela contribuição na realização do FENACULT Especial Centenário localmente, em homenagem aos 100 anos de nascimento do Presidente Agostinho Neto, comemorados a 17 de Setembro do ano passado.
Em Fevereiro do ano passado, a instituição recebeu uma distinção fruto da cooperação para o êxito do Carnaval 2022 e a valorização da Cultura Lunda Cokwe.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.