Cultura

Fundação Arte e Cultura vai cooperar com a Galeria do Semba

Analtino Santos

Jornalista

A Fundação Arte e Cultura pretende estabelecer uma parceria com a Galeria do Semba, para assegurar a realização de actividades e iniciativas destinadas à identificação, estudo, conservação, valorização e divulgação do património histórico e cultural nacional.

23/02/2024  Última atualização 11H30
Naama Margalit (à direita) assegura que a Fundação vai intensificar a cooperação com a Galeria do Semba no sector cultural © Fotografia por: DR

A intenção foi manifestada, ontem, em Luanda, pela directora-geral da Fundação, Naama Margalit, à margem de uma visita guiada à Galeria do Semba, localizada no Centro Cultural e Recreativo Kilamba, no Distrito Urbano do Rangel.

Dj Mania, um dos gestores, explicou, ontem, ao Jornal de Angola, que o interesse de instituições públicas e privadas tomarem contacto com a história do semba tem sido cada vez mais crescente e, por isso, este ano vão, além de continuar a prestar tributo a figuras emblemáticas ligadasao semba,  estabelecer parcerias com instituições ligadas à cultura.

O produtor explicou que o crescente interesse das pessoas em visitar o projecto tem tornado o espaço uma "indispensável referência, pela configuração museológica na conservação do acervo iconográfico e sonoro do semba, um dos estilos mais relevantes da música popular angolana”.

De acordo com Dom Caetano, a intenção da parceria assenta nas áreas de produção de espectáculos musicais, troca de experiências, programas de superação, promoção de actividades e intercâmbio, envolvendo outros agentes culturais e mecenas, com o objectivo de promover actividades culturais e artísticas no país. "Esperamos que esta intenção se efective, brevemente, e possamos consolidar as boas relações existentes entre as instituições e gerar os resultados desejados”, disse Dom Caetano.

Por sua vez, a directora-geral da Fundação Arte e Cultura, Naama Margalit, disse que a visita permitiu ter uma maior noção do trabalho desenvolvido pelos gestores da Galeria, permitindo conhecer de perto a história do semba e dos seus precursores.

A troca de experiências e a futura parceria no domínio artístico, garantiu, vai seguramente melhorar e dar outras dinâmicas dos trabalhos sociais e culturais desenvolvidos nas comunidades da Ilha de Luanda pela Fundação Arte e Cultura.

De acordo com Naama Margalit, a experiência da Fundação vai, seguramente, intensificar a cooperação com a Galeria do Semba, sobretudo para a implementação dos modelos aplicados pela Fundação no sector cultural e artístico.

Durante a visita, Naama Margalit foi acompanhada pelo director-adjunto, Luís Rosa Lopes, e pelo coordenador do projecto E-Zomba e toda a equipa de produção.

Resumidamente, Luís Rosa Lopes falou dos programas culturais e artísticos desenvolvidos no projecto E-Zomba, criados em Março de 2023, e que tem como objectivo implementar uma plataforma de conteúdos culturais e artísticos angolanos, com entrevistas a vários artistas e a digitalização de discos e outros artigos.

Instituição cultural na conservação do semba

A Galeria do Semba é um espaço de configuração museológica que conserva a história deste estilo musical e dos seus protagonistas. O espaço foi inaugurado a 24 de Janeiro de 2020. Hoje, a proposta é o semba e no futuro outros ritmos poderão, também, ser propostos à sua elevação a Património Imaterial Nacional. Na Galeria do Semba podem ser encontradas outras nuances rítmicas, porque qualquer música feita por angolanos contribui, também, para o mosaico cultural.

O "Rei” da música angolana, Elias dya Kimwezo, a cantora e compositora Tonicha Miranda, o cantor e compositor Luís Martins "Xabanu”, o pesquisador Roldão Ferreira e o grupo carnavalesco União Recreativo Kilamba foram as primeiras figuras a serem homenageadas pelo projecto "Galeria do Semba”, em prol do contributo que têm prestado para o crescimento das artes no país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura