Cultura

Fundação Arte e Cultura assegura formação artística

Manuel Albano

Jornalista

A Fundação Arte e Cultura, localizada na Ilha de Luanda, desenvolve um excelente trabalho artístico junto da comunidade, com realce para a formação de crianças e adolescentes, afirmou o vice-governador de Luanda para o Sector Político, Social e Económico, Dionísio da Fonseca.

04/05/2021  Última atualização 10H45
Dionísio da Fonseca interagiu com as crianças e adolescentes que frequentam o centro © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Durante a visita à instituição, realizada na sexta-feira, o dirigente procedeu a entrega oficial de dikanzas à direcção da Fundação, acto que marcou o lançamento do projecto cultural "Tuxike O dikanza”. Falando à imprensa, Dionísio da Fonseca adiantou que a experiência pode ser transferida para outras localidades da capital do país, pelos resultados positivos alcançados na comunidade. De acordo com Dionísio da Fonseca, o trabalho desenvolvido pela Fundação é um grande desafio, razão pela qual pretende criar espaços similares em outras localidades de Luanda. 

"Existem instalações subaproveitados que precisam ser melhor aproveitadas para ajudar a dar formação artística a juventude”, disse, acrescentado que falta somente a criação de condições para parcerias institucionais.O projecto, enfatizou, é um exemplo de sucesso, por permitir a promoção do desenvolvimento de crianças e jovens desocupadas, que por via da arte e cultura, conseguiram deixar as ruas e estão a desenvolver actividades individuais e colectiva salutar em benefícios pessoais e colectivos.  "Essas iniciativas ajudam de certa forma a resolver alguns dos problemas sociais, por isso, deve ser um exemplo a seguir pelos resultados positivos apresentados na sociedade”, defendeu o governante.

Referiu que as crianças vão continuar a estar entre as prioridades do Executivo. "Todas as iniciativa desenvolvidas em prol do crescimento integral das crianças devem ser apadrinhadas pelo Estado, como promotor de iniciativas do género”.Apesar de ser uma iniciativa privada, disse, incluem-se nas grandes iniciativas desenvolvidas pelo Estado, razão pelo qual devem ser incentivadas e potencializadas, em prol das comunidades.
 Instituição dá grande exemplo de integração social
O director provincial da Cultura, Ambiente e Turismo de Luanda, Manuel Gonçalves, entende que ao longo dos anos de acompanhamento do trabalho desenvolvido pela Fundação, o projecto dá um grande exemplo de integração social que precisa ser rentabilizado e divulgado.

Para Manuel Gonçalves, levar o projecto cultural "Tuxike O dikanza” à instituição, cujo centro de produção dos respectivos instrumentos culturais será agora também da responsabilidade da Fundação, vai permitir uma maior valorização dos aspectos culturais nacionais.Referiu que o projecto tem crescido e conta com a parceria de instituições públicas e privadas, particulares e grupos tradicionais como Nguami Maka, Semba Muxima, Idimakaji, Kamba dya Muenho, os Mizangalas, os Mabubas e os Kituxi e seus Acompanhantes. "Queremos que o centro seja também um parceiro estratégico e um ponto de aprendizagem do instrumento dikanza”.

A ideia, explicou, é alocar um monitor que vai passar a ensinar a tocar o instrumento, incluindo a transferência de conhecimento aos professores associados a instituição. "A instituição tem vários professores de música e percussionistas que acreditamos que muito facilmente vão tomar conta do projecto”.Um outro elemento que despertou atenção do director provincial da Cultura, Ambiente e Turismo de Luanda é a possibilidade da construção das dikanzas Fundação Arte e Cultura, por existir no espaço uma carpintaria. "Vamos formar os jovens que vão ter o compromisso de passar a construir o instrumento musical localmente”, garantiu.

Por sua vez, a directora-geral da Fundação, Naama Margalit, disse que a vista do vice-governador de Luanda permitiu dar maior visibilidade ao trabalho desenvolvido no centro, permitindo conhecer de perto os trabalhos sociais e culturais desenvolvidos nas comunidades da Ilha de Luanda.De acordo Naama Margalit, a experiência da instituição vai, seguramente, intensificar a cooperação com o Governo da Província de Luanda (GPL) e a Direcção Provincial da Cultural, sobretudo para a implementação dos modelos aplicados pela Fundação no sector cultural e educação, assim ajudar a dinamizar outros pólos culturais a nível da capital.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura