Sociedade

Funcionários públicos encerram formação

Domiana N'jila| Huambo

A Liga de Apoio à Integração dos Deficientes (LARDEF) procedeu, quinta-feira, na cidade do Huambo, ao encerramento da acção de formação de linguagem gestual dirigida aos funcionários dos gabinetes provinciais da Justiça, Saúde e dos Serviços de Migração e Estrangeiros (SME), onde adquiriram algumas noções básicas desta comunicação para o atendimento ao público.

12/04/2024  Última atualização 11H36
Alunos do ensino especial em conversa durante o intervalo © Fotografia por: João Armando| Edições Novembro
O coordenador da LARDEF na cidade do Planalto Central, Marcos Cassongo, disse que a actividade se enquadrou nas acções do Projecto "Mudança”, levado a cabo por aquela instituição de apoio às pessoas com deficiência, financiado com um valor de 200 mil euros pela União Europeia, que cobre as províncias de Benguela, Huambo e Luanda.

"Foram formados 11 funcionários públicos, no primeiro módulo de aprendizagem de linguagem gestual, uma vez que há um défice de intérpretes em algumas instituições, sendo esta formação o início de uma grande parceria para vermos resolvidos os problemas de comunicação que afectam os deficientes auditivos”, asseverou.

O coordenador disse que o segundo módulo de formação está previsto, inicialmente, para o segundo semestre deste ano e vai garantir que o direito à comunicação seja efectivado em mais sectores.

O Projecto "Mudança” engloba, além da formação em linguagem gestual, as acções em direitos humanos, saúde sexual, reprodutiva e violência baseada no género.

Felisberto Matias, funcionário da Loja dos Registos na Avenida da Independência (ex-Rua 5 de Outubro), disse que a formação que recebeu foi proveitosa e lhe garantiu novas habilidades na comunicação com esta comunidade.

"É uma formação muito importante, porque aprendemos a comunicar com os nossos irmãos que têm dificuldades auditivas, para não se sentirem excluídos”, concluiu o raciocínio.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade