Desporto

Fuga à Resistência é lançada no Bengo

Guimarães Silva | Bengo

A 11ª edição da Meia-Maratona Fuga à Resistência, que acontece a 4 de Fevereiro nas terras do Jacaré Bangão, foi lançada ontem, em Caxito, em cerimónia presidida pela governadora provincial Maria Antónia Nelumba, ante a presença de Palmira Barbosa, ministra da Juventude e Desportos.

22/01/2023  Última atualização 07H55
Governantes apresentaram os detalhes da corrida que homenageia os heróis da liberdade © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro | Caxito
A corrida pedestre, que honra os heróis do 4 de Fevereiro, data do início da luta armada, numa organização do Governo da Província do Bengo com apoio da Federação Angolana de Atletismo, prevê a participação de cerca 1.500 atletas, repartidos por categorias, onde pontificam  a Fina-flor, os federados, veteranos, infantis e população.

"O percurso da Meia-Maratona Fuga à Resistência, de 21 quilómetros de distância, mantém-se inalterado”, segundo o vice-governador para a Esfera Política, Económica e Social, José Bartolomeu Pedro.

"A corrida do dia 4 de Fevereiro parte das imediações do desvio da Barra do Dande, desce o declive dos 10 por cento, passa pela localidade das tendas, depois do Porto Quipiri, dez quilómetros, em linha recta, que os participantes federados consideram de tira-teimas, até à Igreja Católica e termina no Estádio Municipal do Dande”, descreveu.

Para amantes, veteranos, praticantes do atletismo, a prova de dez quilómetros, que parte dos portões de uma empresa agrícola de Caxito e outra de três quilómetros, para a classe infantil, da Escola do Quixiquela, ambas terminam no Estádio Municipal do Dande.

O piso asfáltico está em excelentes condições, é rápido e sobejamente conhecido pelo grosso de atletas que fazem da modalidade um estilo de vida, como os sempre suspeitos Interclube, 1º de Agosto, Petro de Luanda e outros.

Há em Caxito uma falange de apoio à modalidade que aguarda que o elenco do "Bicho do Mato”, com boas referências na São Silvestre de 2022, faça-se presente nas terras do Jacaré Bangão.

A Meia-Maratona sempre teve presença e notoriedade da Fina-flor do atletismo nacional, que dá o melhor de si para melhorar o desempenho na especialidade de fundo, que tem poucas provas ao longo do ano no país.

A organização do evento, sob alçada do Governo Provincial do Bengo, trabalha para o pacote de prémios aos três primeiros classificados. As inscrições para a participação do despique desportivo iniciaram ainda ontem no Estádio da Cidadela Desportiva, na Federação Angolana de Atletismo, Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do  Bengo e nas administrações municipais. 

"A internacionalização da prova é uma intenção”, segundo José Bartolomeu Pedro, vice -governador para a Área Política, Económica e Social do Bengo, que confirma um trabalho conjunto com a Federação Angolana de Atletismo com vista ao alcance do desiderato.

"A Federação está connosco. Nos próximos dias, vamos manifestar essa intenção junto do Ministério da Juventude e Desportos”, disse.

A província do Bengo tem um atleta, Leonel António, que inscreveu o seu nome na São Silvestre de 2022, onde alcançou o 36º lugar da classificação geral. Para o evento, Domingos Kaxiala, presidente da Associação Provincial de Atletismo,  garantiu que o Bengo tem atletas dos municípios dos Dembos, Pango Aluquém e Bula Atumba com potencial para as provas de resistência.

"São localidades situadas acima do nível do mar, condições de altitude, propensas a suportar a oxigenação”, explicou.

A governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, saudou a realização do evento desportivo,  "mais um que faz parte do exercício de marketing da província”. Bengo já deu um dos guarda-redes à Selecção Nacional de futebol que participou do recém-terminado Campeonato do Mundo para Amputados na Turquia e mais dois atletas pré-seleccionados para o Campeonato Africano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto