Mundo

Frelimo obrigada a conquistar vitória convincente nas eleições

O Presidente de Moçambique e da Frelimo, Filipe Nyusi, pediu, terça-feira, uma "vitória expressiva, clara e convincente" do partido no poder nas Eleições Gerais de 9 de Outubro, durante o conselho nacional da estrutura partidária da juventude.

03/04/2024  Última atualização 10H03
Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, confiante no triunfo eleitoral do partido no poder © Fotografia por: DR

"Preparem uma vitória expressiva, clara e convincente da Frelimo nas Eleições Gerais, presidenciais, legislativas, para assembleias das províncias, de 9 de Outubro próximo", disse o presidente da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), na terceira sessão do conselho nacional da Organização da Juventude Moçambicana (OJM), que decorreu na Matola, arredores de Maputo.

Nyusi insistiu que a vitória nas Eleições Gerais de Outubro -- as quais já não podem concorrer por ter atingido o limite constitucional de dois mandatos como Presidente da República -- é a "maior prioridade do momento" na Frelimo. "Sem receios de prováveis questionamentos quando são abonados com vitórias", apontou Nyusi, sublinhando o objectivo de uma "vitória histórica" nestas eleições, mas com "sacrifício, trabalho, unidade e vigilância", e pedindo ainda "união" e "concórdia" à estrutura da juventude da Frelimo na preparação destas eleições.

Este conselho nacional da OJM abre uma semana de várias reuniões das estruturas da Frelimo, que antecedem a sessão ordinária do Comité Central, órgão máximo do partido entre congressos, nos dias 5 e 6 de Abril. Contudo, ainda não está claro se a comissão política vai levar à reunião do Comité Central, para votação, uma lista de candidatos seleccionados para suceder a Filipe Nyusi como candidato a Presidente da República nas eleições de Outubro.

O secretário-geral da organização de veteranos daquela força política, Fernando Faustino, que também se reúne, esta semana, na Matola, disse em 18 de Março que a eleição do candidato da Frelimo às eleições presidenciais não faz parte da agenda do próximo Comité Central da organização. "Que eu saiba, no 5 e 6, o Comité Central vai-se reunir e tem já a sua agenda para essa reunião e, por aquilo que eu sei, não consta a questão da sucessão ou candidatos presidenciais", afirmou Fernando Faustino, secretário-geral da Associação dos Combatentes da Luta de Libertação Nacional (ACLLIN), falando a jornalistas na cidade de Nampula. Aquele dirigente desvalorizou comentários segundo os quais o processo de escolha de um candidato do partido às presidenciais de Outubro está a arrastar-se, frisando que "a Frelimo se organiza a tempo".

"Eu penso que isso é relativo, demora em relação a quê", questionou o secretário-geral da ACLLIN, admitindo, no entanto, que "não é um processo fácil". Fernando Faustino defendeu que o partido tem de seleccionar um candidato à altura dos anseios da população moçambicana e com provas dadas de competência. O actual Presidente da República e da Frelimo, Filipe Nyusi, está constitucionalmente impedido de voltar a concorrer para o cargo, porque cumpre actualmente o segundo mandato na chefia de Estado, depois de ter sido eleito em 2015 e em 2019. Moçambique vai realizar, em 9 de Outubro próximo, as sétimas eleições presidenciais e legislativas, as segundas para os governadores provinciais e as quartas para as assembleias provinciais.

Cólera afecta quase 15 mil pessoas

As autoridades sanitárias moçambicanas registaram 14.712 casos de cólera em cinco meses, que provocaram, durante o actual surto, 32 mortos, indicam dados oficiais a que a Lusa teve, ontem, acesso. De acordo com o mais recente relatório sobre a progressão da doença, elaborado pelo Ministério da Saúde e com dados de 1 de Outubro de 2023, início do actual surto, até 31 de Março de 2024, trata-se de uma taxa de letalidade que se mantém em 0,2%.

No relatório, acrescenta-se que dos 14.712 casos cumulativos notificados em cinco meses, 4.926 (33,5%) foram reportados pela província de Nampula, 2.734 (18,6%) em Tete, 2.402 (16,3%) em Cabo Delgado, 2.282 (15,5%) na Zambézia, 1.571 (10,7%) em Sofala, 428 (2,9%) em Niassa, 320 (2,2%) em Manica e 49 (0,3%) em Maputo (província). Refere-se ainda que, actualmente, há surtos de cólera activos nos distritos de Erati, Mecuburi, Nacaroa, Meconta, Angoche e cidade de Nampula (Nampula), Pemba, Metuge, Mecufi e Namuno (Cabo Delgado), distritos de Cahora Bassa, cidade de Tete,Doa, Angónia, Macanga e Marara (Tete), distritos de Gurué e Alto Molócue (Zambézia), distritos de Caia, Chemba, Nhamatanda, Dondo e Cheringoma (Sofala), distritos de Lichinga, Cuamba, Metarica e Chimbonila (Niassa), distritos de Guro, Macossa, e cidade de Chimoio (Manica) e no distrito de Moamba (Maputo).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo