Os cidadãos angolanos aprovados no Concurso Público da Comissão Nacional Eleitoral para trabalhar nas mesas de assembleia de voto, em Brasília, nas Eleições Gerais de 24 de Agosto próximo, participam, desde esta terça-feira, numa acção formativa que decorre na embaixada de Angola no Brasil.
O ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz, disse, nesta quarta-feira, em Luanda, que a corrupção tornou-se "um caso de vida ou de morte para Estado angolano, cujo fenómeno teve um impacto nefasto na moral e na ética da sociedade Angola".
"As desigualdades sociais aumentaram o fosso que separa os ricos dos pobres e as condições de vida dos angolanos degradaram-se como resultado da apropriação ilícita do volume astronómicos de recursos financeiros do Estado", realçou o ministro quando falava na sétima edição do CaféCIPRA.
Segundo o ministro, o orgulho e a dignidade dos angolanos foi "drasticamente" abalada pela opinião pública internacional, para quem Angola surgia entre os piores países do mundo no ranking sobre Percepção da Corrupção.
"Consciente deste quadro nacional desolador, o Presidente da República, João Lourenço, deu início a um combate sistemático à corrupção e ao seu aliado mais eficaz: a impunidade judicial, disciplinar, moral e ética", contou, para quem o mandato que está prestes a terminar foi marcado por essa luta.
A sétima edição do CaféCIPRA que abordou o tema "combate à corrupção", teve ainda como facilitadores o Inspector Geral do Estado, Sebastião Gunza, e a directora Nacional de Recuperação de Activos, Eduarda Rodrigues.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
O cabeça-de-lista pelo círculo provincial de Luanda da Convergência Ampla de Salvação de Angola (CASA-CE), Hélder Chihuto, disse segubnda-feira, que o contacto porta a porta com o público eleitor residente nos vários municípios e distritos da capital do país permitiu confirmar a grande empatia e interpretação do Manifesto Eleitoral daquela força política.
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
O candidato do Partido Nacionalista para a Justiça em Angola (P-NJANGO), Eduardo Chingunji, prometeu, ontem, na cidade de Menongue, que tem como principal aposta para a província do Cuando Cubango a revitalização do projecto turístico transfronteiriço Okavango/Zambeze (KAZA) e o fomento da prática da Agricultura.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).