Economia

França revê em alta crescimento de 0,1 % do Produto Interno Bruto

O Produto Interno Bruto (PIB) da França subiu 0,1 por cento no quarto trimestre de 2023, segundo dados revistos, depois dos números iniciais apontarem para uma estagnação no indicador, e o crescimento anual permaneceu em 0,9 por cento.

02/03/2024  Última atualização 12H10
indicadores mostram uma maior actividade actividade © Fotografia por: DR

Esta ligeira revisão em alta deve-se a uma melhoria dos dados do consumo privado, informou, ontem, o Instituto Nacional de Estatística Francês (INSEE) na publicação dos números revistos.

Apesar desta melhoria, o INSEE manteve o crescimento do PIB para todo o ano de 2023 em 0,9 por cento, ligeiramente abaixo da previsão do Governo de 1 por cento. No terceiro trimestre, o PIB francês estagnou, depois de ter registado um aumento de 0,6 por cento no segundo trimestre.

Nos últimos três meses do ano, o poder de compra das famílias em termos de rendimento disponível bruto registou uma recuperação de 0,6 por cento, depois de ter diminuído nos três primeiros trimestres. Do mesmo modo, a taxa de poupança das famílias aumentou para 17,9 por cento do rendimento disponível bruto, contra 17,3 por cento no trimestre anterior.

As exportações, também, recuperaram no quarto trimestre, tendo-se mantidas estáveis após uma descida de 0,7 por cento no terceiro trimestre.

Quanto às importações, diminuíram 2,3 por cento no último trimestre do ano, depois de terem diminuído 0,4 por cento no trimestre anterior. A contribuição do sector externo no seu conjunto para a evolução do PIB foi claramente positiva no quarto trimestre, com um aumento de 0,9 por cento, após uma ligeira descida de 0,1 por cento no quarto trimestre.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia