Política

França quer reforço dos laços de cooperação entre os Parlamentos

Yara Simão

Jornalista

A França pretende reforçar os laços de cooperação e as actividades no âmbito do grupo de amizade entre os parlamentos angolano e francês, anunciou, terça-feira, em Luanda, a embaixadora francesa, Sophie Aubert, à saída de uma audiência com a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

29/11/2023  Última atualização 07H03
Sophie Aubert e Carolina Cerqueira abordaram a troca de experiências entre os dois Parlamentos © Fotografia por: DR

Sophie Aubert disse que a audiência com Carolina Cerqueira serviu para uma visita de cortesia, por ser nova no cargo e ainda não ter mantido contacto com a líder do Parlamento angolano. A diplomata fez saber que, durante o encontro, abordaram sobre a troca de experiências entre os dois países, tendo aproveitado a ocasião para convidar a presidente da Assembleia Nacional a visitar a França, em Março de 2024.

Outro ponto da discussão foi sobre os laços de cooperação nos domínios da Educação, Agricultura e Segurança Alimentar. Sophie Aubert informou ainda que as trocas comerciais também fizeram parte da agenda.

Salienta-se que, em Julho deste ano, numa mensagem de felicitações pelo Dia da França, o Presidente da República, João Lourenço, manifestou o desejo de intensificar a cooperação bilateral em domínios vitais capazes de impulsionar o progresso e o desenvolvimento do país, bem como fortalecer os mecanismos de actuação da nação europeia em prol da promoção do bem-estar da Humanidade.

"Expresso à Vossa Excelência, nesta ocasião, o interesse do Governo da República de Angola em continuar a manter os laços estreitos de amizade que unem os nossos dois países, assim como a dinâmica que decidimos imprimir à nossa relação bilateral, com a finalidade de ampliar todas as parcerias existentes, estendendo-se a novas áreas de acção conjunta e coordenada entre Angola e a França”, disse o Chefe de Estado, antes de desejar "votos de boa saúde, bem-estar pessoal e de prosperidade para a nação francesa”.

A França tem mantido relações diplomáticas com Angola desde a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975. O primeiro acordo assinado, em 1982 , lançou as bases da cooperação bilateral com um dos principais parceiros económicos do país, responsável por uma presença muito forte no sector Petrolífero e pretende alargar o intercâmbio noutros domínios.

Mais de 70 empresas francesas operam em Angola e proporcionam cerca de 10 mil empregos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política