Política

França quer prestar assistência no desenvolvimento geoespacial

César Esteves

Jornalista

O director-geral do Departamento Internacional das Associações das Empresas Francesas, Jean François Bureau, manifestou, quarta-feira, em Luanda, interesse em apoiar Angola no domínio geoespacial, com vista ao contínuo desenvolvimento deste sector no país.

04/04/2024  Última atualização 08H50
Presidente João Lourenço recebeu o director-geral do Departamento Internacional das Associações das Empresas Francesas © Fotografia por: Santos Pedro| Edições Novembro
Jean François Bureau falou da intenção à imprensa à saída da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio Presidencial da Cidade Alta.

Aquela entidade francesa, que se deslocou a Angola para participar na conferência "Newspace Africa", que juntou delegações de cerca de 50 países, para abordar a questão da indústria espacial, revelou que este foi um dos temas que dominou a audiência com o Presidente João Lourenço.

"Estamos a manter contacto permanente com os ministros do sector e com o Governo de Angola, no geral, para que as vontades que o país tem para a realização das actividades no domínio geoespacial possa se concretizar", destacou Jean François Bureau, informando que a comunidade empresarial francesa está a acompanhar o interesse de Angola em relação ao desenvolvimento no domínio espacial.

Investimentos em Angola

A embaixadora de França em Angola, Sophie Aubert, adiantou, na ocasião, que o interesse recíproco de investimento tem estado a crescer consideravelmente desde a visita de Emmanuel Macron a Angola, em Março do ano passado.

"Depois da visita de Emmanuel Macron a Angola, temos recebido delegações francesas em Angola do sector pecuário, que se deslocam ao país para apreciar e avaliar as possibilidades de parceria, assim como de empresas angolanas em França interessadas em operar nos domínios agrícola e pecuário", ressaltou Sophie Aubert, acrescentando estar, igualmente, em curso outras acções viradas para a atracção de financiamento para o reforço da cooperação no domínio agrícola.

De referir que, no ano passado, no quadro da visita do Presidente da França em Luanda, a convite do Chefe de Estado angolano, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS) e a Airbus Defence and Space assinaram  um contrato para a construção do primeiro satélite de Observação da Terra angolano, designado ANGEO-1.

O satélite ANGEO-1 será construído pela Airbus Defence and Space, na República de França, e está dentro dos mecanismos e acções de reforço da parceria e colaboração entre os dois estados.

O país, há algum tempo, tem feito/desenvolvido diversas aplicações no domínio espacial utilizando imagens de satélite da Airbus Defence e Space France, nomeadamente: a TECHGest, TECH-Agro e TECH-Ecologia, lançadas em Dezembro de 2022, e que fazem uso a recursos de satélites ópticos, radar e drones, capazes de disponibilizar ao mercado nacional as melhores e mais modernas soluções tecnológicas aliadas ao conhecimento científico e à experiência específica de nossos parceiros.

As aplicações vão desde soluções para estimar a produtividade agrícola, monitoramento de desflorestação, monitorização de obras de construção, à monitorização e detecção de derrames de petróleo e detecção de navios.

Com a construção e entrada em funcionamento do ANGEO-1 será possível fazer mais de mil imagens de alta resolução por dia com extrema capacidade de aquisição para uma cobertura local, nacional e regional sendo altamente eficiente para as principais aplicações angolanas.

Graças ao acesso massivo a imagens de satélite, o ANGEO-1, de alta tecnologia, contribuirá fortemente para o desenvolvimento das infra-estruturas, mapeamento de Recursos Naturais, Vigilância Marítima, incluindo Pesca, Agricultura, Censo Populacional, só para citar estes.

Este satélite de última geração  baseia-se em mais de 30 anos de experiência da Airbus Defence and Space na construção de sistemas espaciais altamente confiáveis e de alto desempenho. Uma vez em operação, se tornará no satélite bastante avançado e capaz de sua classe na região, posicionando Angola como uma potência líder no domínio espacial.

 O ANGEO-1 promoverá ainda mais o desenvolvimento do país em muitos sectores diferentes, melhorando a vida dos cidadãos angolanos, construindo capacidades, diversificando a economia e beneficiando um sector muito diversificado. Além desta, o ANGEO-1 possibilitará ainda que Angola continue a desenvolver ferramentas de apoio a tomada de decisão baseadas no espaço.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política