Política

França pretende aumentar investimentos na agricultura

A França pretende inverter o actual quadro das trocas comerciais com Angola, com o aumento dos investimentos essencialmente nos sectores da Agricultura e Infra-estruturas, elevando o volume da participação no comércio entre os dois países.

13/04/2024  Última atualização 08H26
© Fotografia por: DR

A informação foi prestada pela embaixadora da França,  Sophie Aubert, na audiência com o ministro das Relações Exteriores, Teté Antonio, sexta-feira, em Luanda.

 O encontro serviu para acertos da agenda política e diplomática, focada na realização de troca de visitas entre delegações de ambos os países e na necessidade de assinatura de novos Acordos, no âmbito do incremento da cooperação bilateral.

Durante a audiência, as partes fizeram uma retrospectiva da conversa telefónica, mantida, no passado dia 21 de Março do corrente ano, entre os Presidentes João  Lourenço e Emmanuel  Macron, em que, no essencial, abordaram o nível de cooperação  entre Angola e a França.

 Téte António e Sophie Aubert abordaram, também, questões, regionais, focadas no conflito que se verifica no Leste da República Democrática do Congo.

O Governo francês deseja reforçar as trocas comerciais com Angola e aumentar a presença de empresários franceses no território nacional, no quadro da cooperação comercial e económica.

Em Angola, a França conta com uma comunidade de 1.500 empresários em vários segmentos da economia.

As trocas comerciais com a França atingiram três mil milhões de dólares, em 2023, com a balança favorável a Angola, com o fornecimento de petróleo que representa 90%  do comércio bilateral.

De 2020 a 2022, o volume bilateral de comércio foi de quatro mil milhões de euros, com as exportações francesas a constituírem-se produtos agro-alimentares, equipamentos mecânicos e produtos industriais. Actualmente, 150 empresas francesas operam em Angola em regime de joint-venture, com 50 por cento de parceria de investimento, em vários programas do sector económico.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política