A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
Um grupo de 21 estudantes angolanos vai beneficiar, nos próximos tempos, de cursos de doutoramento e mestrado em Engenharia de Sistemas Industriais, num patrocínio do Governo francês, anunciou, quarta-feira, em Luanda, o embaixador gaulês em Angola.
Daniel Vosgien realçou que esses candidatos fazem parte da segunda edição de formação em Engenharia de Sistemas Industriais, sendo que alguns desses estudantes vão frequentar academias de França.
Essa formação surge no quadro de um acordo de cooperação, iniciado entre Angola e França, em 2014, que visa a empregabilidade dos jovens angolanos. Para dinamizar esse processo, o embaixador de França em Angola revelou que o seu Governo já gastou um total de 370 mil euros para a formação em Engenharia de Sistemas Industriais de 28 mestres e doutores da Universidade Agostinho Neto.
Daniel Vosgien, que falava na cerimónia de encerramento do primeiro ciclo de formação de mestrado de estudantes de Engenharia, que teve início, há dois anos, referiu que França quer ajudar Angola a diversificar a economia.
O diplomata avançou que os dois países podem congratular-se pelos excelentes resultados obtidos ao longo dos dois anos de formação em Engenharia de Sistemas Industriais, daí esperar que os novos graduados possam contribuir para o progresso de Angola.
Além de contribuir para a diversificação da economia em Angola, o embaixador Daniel Vosgien ressaltou que a formação vai permitir a introdução de um modelo pedagógico de alternância e fomentar do desenvolvimento, baseado na experimentação e sustentabilidade.
De acordo com o embaixador francês, Angola ambiciona levar a cabo grandes reformas para acelerar a modernização do país. Para isso, precisa de recursos humanos preparados.
Daniel Vosgien referiu que as acções deste projecto, entre Angola e França, vai responder, de forma concreta, às ambições para as futuras gerações de jovens angolanos que, também, podem beneficiá-lo.
A ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Sambo, considerou que a referida cooperação vai permitir a elevação do perfil científico não só do estudante como também do professor.
Maria do Rosário Sambo disse que a cooperação, além de proporcionar a formação de estudantes e professores angolanos, está a fazer com que se dinamize a instalação dos laboratórios da Faculdade de Engenharia.
Neste âmbito, a responsável referiu que o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação tem estado a realizar acções de melhoria do perfil dos docentes e discentes e dos conteúdos académicos e científicos da Faculdade.
Maria do Rosário Sambo convidou, por isso, no quadro dessa cooperação, o Governo francês a instalar uma Faculdade de Engenharia em Angola, para melhor acompanhar a diversificação da economia nacional.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.