A equipa feminina do 1.º de Agosto aplicou uma goleada à moda antiga ao Paulo FC, por 10-0, em jogo referente à primeira jornada do campeonato provincial de Luanda, disputado no fim-de-semana, no campo Nicola Berardinelle ex-Ri-20.
O Mestre Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
Com "bis" e exibição de encher os olhos de Kylian Mbappé, a França garantiu, domingo, o apuramento para os quartos-de-final, ao derrotar a Polónia, por 3-1, no Estádio Al Thumama,Doha, em jogo referente aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de Futebol, a decorrer no Qatar.
Nos quartos-de-final, o campeão em título aguarda pelo vencedor do jogo entre Inglaterra e Senegal.
Focado nos "quartos", o conjunto gaulês entrou determinado em resolver a eliminatória, com o seleccionador francês Didier Deschamps a lançar para as quatro linhas uma equipa virada para o ataque, sem descurar o sector defensivo.
Depois da derrota frente à similar da Tunísia, por 1-0, Didier Deschamps pensou duas vezes e utilizou diante da Polónia o "onze" tipo, que venceu os dois primeiros desafios da fase de grupos com a Austrália (4-1) e Dinamarca (2-1), mas não abdicou do clássico 4-4-2.
Sabendo da importância do jogo, o técnico Didier Deschamps apostou numa equipa mais ousada, alinhando de início com Lloris, Koundé, Varane, Upamecano, Theo Hernández, Tchouaméni, Rabiot, Dembelé, Griezmann, Mbappé e Giroud.
A jogar no clássico 4-5-1, o técnico Czesław Michniewicz entrou com Szczesny, Cash, Glik, Kiwior, Bereszynski, Zielinski, Bielik, Krychowiak, Frankowski, Milik e Lewandowski.
Com maior posse de bola e domínio de jogo, a França povoou o meio campo do adversário e obrigou a Polónia a baixar as linhas mais adiantadas no terreno. O combinado francês não dava espaço de manobra ao oponente, bem como dificultava a táctica idealizada pelo seleccionador polaco.
Mais esclarecido no terreno e fruto da pressão exercida, a França adiantou-se no marcador aos 44 minutos, por intermédio do veterano Olivier Giroud (36 anos), após um corte defeituoso da defensiva polaca.
De regresso dos balneários, os comandados de Didier Deschamps mantiveram o pé no acelerador, com o intuito de alargar a vantagem no placar. O suspeito de costume, Kylian Mbappé numa troca de bola com Giroud à entrada da área desferiu um forte remate, fazendo o 2-1, decorridos 74 minutos.
Em tarde de inspiração, Mbappé bisava na partida, aos 90'+1, numa fotocopia do primeiro golo apontado.
Já o tento de honra da Polónia foi apontado por Robert Lewandowski na conversão de uma grande penalidade. Este jogo entre a França e a Polónia ficou marcado pelo facto de Hugo Lloris ter igualado o máximo de jogos de Fabien Barthez e Thierry Henry em Mundiais (17), Olivier Giroud se ter tornado no maior goleador da história da selecção de França, com 52 golos e Kilyan Mbappé ter passado a liderar a lista de goleadores do Mundial 2022, com cinco tentos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A eliminação da Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações reservado a jogadores a actuar nas ligas internas (CHAN) ficou para trás. Esta sexta-feira, Pedro Gonçalves deu a entender que o chip já mudou e que agora é tempo de encarar a qualificação ao Campeonato Africano das Nações (CAN) para a Côte d'Ivoire, em 2024, como o grande objectivo.
Os Presidentes da República de Angola, João Lourenço, e da República Democrática do Congo, Félix Tshisekedi, tiveram segunda-feira, em Luanda, um encontro de trabalho, que durou mais de duas horas. O teor da conversa entre os dois estadistas não foi divulgado à imprensa.
Nos dia 15 e 16 de Fevereiro, temas como a história de arte em Angola, a produção e registo artísticos como ferramentas de arquivo, e as práticas artísticas enquanto espaços de estudo, percepção e construção de uma história da arte no país vão ser abordados no Camões-Centro Cultural Português de Luanda.
A governadora do Huambo destacou, ontem, nesta cidade, o papel desempenhado pelo Cónego Manuel das Neves na luta contra o regime colonial português, salientando que o padre católico nos momentos mais difíceis da história do país não hesitou em arriscar a sua própria vida para que Angola se tornasse hoje num Estado independente e soberano.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.