A então Vila Amélia, actual cidade de Cabinda, completa hoje, 29 de Maio, 66 anos de existência, desde que, no longínquo ano de 1956, por portaria exarada pela antiga Administração colonial portuguesa, ascendeu à categoria de cidade.
Huambo vai contar, nos próximos tempos, com um Centro de Bioveterinária e Fábrica de Vacinas Animais. A informação foi ontem prestada pelo ministro da Agricultura e Pescas António Francisco de Assis, que procedeu ao lançamento da primeira pedra.
A directora provincial dos Registos e Modernização Administrativa do Bengo, Elisabeth Lima, afirmou, hoje, que devido à fraca adesão da juventude aos Balcões de Atendimento Público (BUAP), vão ser criados postos móveis em várias escolas da província, como liceus e institutos médios, para permitir que os jovens participem activamente no pleito eleitoral que se avizinha.
Elisabeth Lima falava numa palestra sobre o Registo Eleitoral Oficioso, dirigido aos membros da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Bengo, e disse que os postos móveis vão permitir que todos os cidadãos abrangidos no processo façam o seu registo eleitoral.
"Comparando com os mais velhos, os jovens aparecem em menor número nos balcões de atendimento”, disse Elisabeth Lima, acrescentando que fora do problema da fraca adesão da juventude, não existem outros constrangimentos de maior realce.
O presidente da Comissão Provincial Eleitoral (CPE) do Bengo, José Jamba, disse que a palestra foi proveitosa, tendo em conta que permitiu aos comissários eleitorais se inteirar do funcionamento dos BUAP na província. "A nossa missão é supervisionar o processo. Mas para tal, é necessário saber como funcionam os postos de registo eleitoral instalados nessa região do país”, disse.
No âmbito da implementação do serviço do Balcão Único de Atendimento Público (BUAP), na província do Bengo foram instalados 13 postos, sendo que neste mês de Novembro está prevista a abertura de mais 10 balcões
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos 107, das 17.153 famílias cadastradas no município de Icolo e Bengo, na província do Bengo, beneficiaram, segunda-feira, de transferências monetárias, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Protecção Social "Kwenda".
Um cidadão de nacionalidade chinesa, de 57 anos, foi detido, há dias, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), no município do Tômbwa, província do Namibe, por, su-postamente, ter agredido sexualmente uma adolescente de 16 anos.
O Gabinete Provincial do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários de Malanje realizou um encontro para a recolha de contribuições para a elaboração de um relatório sobre o impacto das alterações climáticas.
As autoridades sanitárias do município de Buco-Zau intensificaram, nos últimos dias, as acções de sensibilização da população sobre o uso de mosquiteiros, para se evitar o aumento de casos de malária, informou o secretário municipal da Saúde, João Capita.
Daniel Yagnyè Tom, médico neurocirurgião camaronês formado na Rússia e exilado em Angola desde 1986, fala sobre a sua vivência no país e a situação do continente africano. Nascido em Douala, Daniel Yagnyè Tom considera-se “angolano de coração”, panafricanista e homem de convicções próprias.
O Grupo das Primeiras-Damas das Repúblicas da União Africana manifestou, este sábado, a necessidade do desenvolvimento do continente, durante um encontro, no Centro de Conferências de Sipopo, em Malabo, capital da Guiné Equatorial.
O município de Cazengo, (Ndalatando), obteve nos últimos anos, ganhos que o podem catapultar para um nível de desenvolvimento sustentável e transformá-lo numa das mais importantes de Angola, isto é, caso se concretizem todos os projectos em carteira elaborados pelo Executivo e Governo local.
O Presidente da República, João Lourenço, considera que não deve haver vacilação na condenação e na tomada de medidas que desencorajem e inviabilizem o funcionamento de Governos que se constituíram com recurso à força militar.
A coligação CASA-CE iniciou este sábado, no Huambo, a campanha de recolha de contribuições públicas para conceber a proposta de programa de Governo a ser apresentado publicamente ao eleitorado na primeira quinzena do próximo mês.
O secretário-geral do MPLA, Paulo Pombolo, afirmou este sábado, na vila de Muconda, província da Lunda-Sul, que todas as estratégias da oposição para vencer o partido no poder fracassaram, porque este conta com a força do povo para alcançar a vitória.