O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
A Embaixada de Angola em Pretória juntou-se ao grupo de diplomatas da Comunidade de Desenvolvimento da África (SADC) na cerimónia de entrega de donativos às vítimas das inundações que assolaram a província do KwaZulu-Natal, em Abril e Maio do ano passado.
O MPLA vai comemorar a 10 deste mês o 66º aniversário de existência e abriu, este domingo, uma amostra de cultura e artes, designada "Feira do M", em Luanda, no âmbito das festividades, depois da abertura das actividades sociopolíticas no último sábado.
Falando à imprensa, a propósito da iniciativa patente até ao dia 11, na Marginal de Luanda, o porta-voz do partido, Rui Falcão, valorizou a exposição e destacou o simbolismo dos vários trajes expostos.
"Por isso, temos as nossas mulheres com lenços à cabeça, calças e camisolas nas cores do partido (MPLA)", disse o político, citado pela Angop.
A feira contempla exposições de roupas, livros, pinturas, música, artes e gastronomia nacional. As jornadas alusivas ao 10 de Dezembro foram abertas, oficialmente, sábado, sob o lema: "MPLA a força do povo” e as mulheres são,na maioria,este povo, devendo decorrer em todo o país.
Ontem, estiveram presentes, no acto de abertura, o primeiro-secretário do partido em Luanda, Manuel Homem, membros do Comité Central do MPLA e dos comités provinciais, além de convidados.
Exposição da trajectória histórica
Uma exposição fotográfica, sobre a trajectória histórica do MPLA, está patente desde sábado (3), no hall principal do Centro de Conferências de Belas, no âmbito das jornadas comemorativas do 66º aniversário do partido, que se assinala a 10 deste mês.
A exposição retrata as acções políticas do MPLA no período de 1956-2022 e foi visitada por membros do Secretariado do Bureau Político, com realce para o secretário-geral do partido, Paulo Pombolo.
Entre as fotos expostas destacam-se as que retratam as actividades do Presidente Agostinho Neto no período compreendido entre 1963 e 1979. Ainda no âmbito da efeméride, um grupo de músicos angolanos desfilou no palco do Centro de Conferências de Belas, em Luanda, para partilhar as suas canções de consciencialização política.
Trata-se de Santos Júnior, Calabeto, Carlos Lamartine, Santocas, Mirol e Legalize, que interpretaram músicas de David Zé e Artur Nunes, de intervenção política, exaltando a fase da luta armada de libertação nacional, Independência de Angola e a consolidação da paz e desenvolvimento do país.
Em 15 minutos, os artistas animaram as centenas de militantes, simpatizantes e amigos do MPLA provenientes de todos os municípios e distritos urbanos da província de Luanda.
Estiveram presentes na sala os membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, Comité Central, do Governo, deputados à Assembleia Nacional, convidados, militantes, simpatizantes e amigos do partido.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
A vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, reiterou, sábado, em Luanda, o compromisso do partido na criação de políticas para a melhoria das condições de vida dos angolanos, assim como realizar os seus anseios e aspirações.
A Chancelaria de Defesa da Missão Permanente de Angola junto da ONU em Nova Iorque, representou o país na reunião do Grupo Técnico dos Meios Pertencentes aos Contingentes-COEWG 2023, que decorreu na sede da ONU, de 16 a 27 de Janeiro.
O embaixador português em Luanda considera que a relação Portugal-Angola é hoje pautada pela “maturidade”, depois de ultrapassados os “irritantes” e com a passagem do tempo a amenizar a “turbulência” recente entre os dois países.
Mil e 747 empresas, entre sociedades, individuais e cooperativas, foram constituídas pelo Guiché Único de Empresa (GUE), em Malanje, durante o ano de 2022, no âmbito das políticas de investimentos e de empreendedorismo em curso no país.
O Índice de Preços Grossista (IPG) registou uma variação mensal, no período de Novembro a Dezembro de 2022, de 1,19 por cento, sendo 0,03 ponto percentual superior à registada no período anterior e 1,07 pontos percentuais inferior em relação à registada no mesmo mês do ano de 2021.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.