O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
A secretária-adjunta da Coligação da Juventude dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (CJP), Ariane Nhany, considerou, esta quinta-feira , em Luanda, a preservação cultural e a emancipação dos povos das maiores conquistas do continente africano contra a opressão colonial.
Ariane Nhany considerou, na abertura do primeiro Fórum Pan-Africano Intergeracional, que decorreu na Mediateca "Zé Dú”, do Cazenga, ser importante enaltecer "as glórias do passado, assim como os desafios do futuro e reflectir mais sobre a criação de linhas e acções estratégicas que possam impactar a vida dos africanos”.
A emancipação e busca da Independência do continente da colonização, a negação dos povos à sua herança cultural, foram, para a secretária-adjunta, conquistas que precisam continuar a ser enaltecidas como um dos maiores ganhos dos africanos.
A Coligação da Juventude dos PALOP, disse, procura ser uma força transacional de solidariedade na luta pela unidade e no alcance do desenvolvimento económico, cultural, social e ambiental, bem como na promoção da boa governação, paz e solidariedade entre os países-membros, de forma a reduzir, também, as desigualdades sociais.
Um dos compromissos da agenda 2063 e da carta africana da juventude, reafirmou, é a luta pela igualdade e equidade no continente. "Um dos nossos objectivos deve ser o diálogo frutífero com jovens das várias regiões do mundo na luta contra as mudanças climáticas, imigração e a desigualdade”.
O continente, disse, deve mostrar-se capaz de resolver os próprios desafios e conflitos, e estes só serão vencidos com o reconhecimento e com a inclusão das forças vivas da juventude. Por isso, pediu uma maior solidariedade entre os africanos. "Não devemos permitir que a África de hoje continue sendo vista como um continente de guerra, incertezas e pobreza. É preciso resgatar os valores da africanidade e trilhar rumo à prosperidade”.
Sob o lema "Pan-Africanismo no século XXI: A nossa saúde, os nossos direitos, o nosso futuro”, o fórum foi promovido pela CJP, em parceria com a Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (Yali Angola), a Comunidade da Juventude do Banco Mundial, a Art sem Letra e a Rede de Mediatecas de Angola.
Festyeto
A valorização da história de África e da cultura africana são o foco da Feira Cultural "Somos Todos África” (Festyeto), que começa hoje, a partir das 10h00, na Mediateca Zé Dú, no Cazenga, em Luanda.
Entre os objectivos do Festyeto, explicou a organização, constam, também, a promoção da diversidade histórica e cultural do continente, através da gastronomia, música, dança, obras de arte, espectáculos de teatro e exposição de livros.
A actividade acontece como parte do programa do I Fórum Pan-Africano Inter-Geracional, que decorre, desde ontem, na Mediateca Zé Dú, em Luanda. O programa de actividades da feira inclui debates, um dos quais sobre o tema "Identidade, quem é a mulher africana”, com a prelecção de Mimi Malkia e Teresa Cabari e moderação de Luyana Fernanda.
Outro tema em análise é "Juventude Nacional e a agenda 2063: Integração Continental”, com Carmen Mateia, Nicolau Miguel, Yolanda Miguel e Malua dos Santos, sob moderação de Isildo Tito Marques.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
"Esta grua podia não existir, mas existe. Tentei recriá-la, humanizá-la", começa por explicar o escritor e ex-Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, a uma vasta plateia que se deslocou ao jango da União dos Escritores Angolanos (UEA) para apresentação do seu mais recente livro "A Grua e Musa de Mãos Dadas", publicado pela Editorial Novembro, em 2021.
O líder do MPLA e candidato a Presidente da República, João Lourenço, participou, este domingo, em Luanda, num passeio de bicicleta, integrado num acto de apoio a sua candidatura nas Eleições Gerais de 24 de Agosto.
Até Dezembro deste ano, a companhia aérea angolana de bandeira (TAAG) vai implementar voos de ligação entre as cidades do Uíge, Cabinda e Kinshasa (República Democrática do Congo), anunciou ontem, o líder do MPLA, sendo ovacionado pela população que o acompanhava atentamente. Ouvia-se, entre gritos e assobios, que era uma boa "notícia".
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) considerou improcedente a reclamação do Partido Humanista de Angola (PHA) sobre determinados aspectos da Lei Eleitoral, por ser submetida fora do prazo. A informação foi prestada, ontem, em Luanda, pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, no final da sessão plenária extraordinária daquele órgão.
O presidente do P-Njango, Dinho Chingunji, disse, ontem, em Moçâmedes, província do Namibe, que, caso vença as Eleições Gerais de 24 de Agosto, vai apostar na juventude, por ser a franja maioritária da sociedade angolana e que está “bem preparada para conduzir, com eficiência, os destinos do pais”.
Os representantes das forças políticas e coligação de partidos, na província do Cuando Cubango, concorrentes às próximas eleições gerais de 24 de Agosto , garantiram, na cidade de Menongue, estarem preparados para “mergulharem” mata adentro, ao encontro das comunidades das zonas de difícil acesso e convencer as pessoas a votarem nos seus programas de governação.
O representante permanente de Angola Junto da União Africana (UA), embaixador Francisco José da Cruz, integra a Missão de Observação Eleitoral conjunta de curto prazo da UA e do Mercado Comum da África Oriental e Austral (COMESA), que vai acompanhar as Eleições Gerais no Quénia do dia 9 deste mês.