Economia

Fórum discute desenvolvimento do turismo

Samuel António | Luena

Jornalista

A cidade do Luena, Moxico, acolhe , desde quinta-feira, o 1º Fórum de Desenvolvimento Turístico da Região do Litoral, Centro, Sul, Planalto Central e Leste de Angola, que encerra amanhã, no terceiro dia de trabalho, com uma análise do Plano de Desenvolvimento Turístico do Corredor do Lobito.

12/04/2024  Última atualização 10H08
Governador do Moxico insta ao investimento no turismo © Fotografia por: Rafael Tati | Edições Novembro
O   governador do Moxico, Ernesto Muangala, considerou, que a participação de investidores, operadores do sector e académicos vai contribuir para  a obtenção de ideias válidas para alavancar o turismo nessas regiões.

Ernesto Muangala afirmou que a província do Moxico está situada na bacia hidrográfica do Okavango Zambeze  e que os seus nove municípios possuem potencialidades estruturantes para o desenvolvimento turístico.

 A título de exemplo, Ernesto Muangala destacou  o Monumento à Paz,  Santuário  do Moxico Velho e Boma, Lagoas de Sacassanje, Mulondola e Calundo, as Quedas do Chindela e Chafinda, Parque Nacional da Cameia e o Lago Dilolo como os locais e sítios mais emblemáticos para o turismo da província.

Defendeu  o envolvimento do capital privado no  desenvolvimento  do Corredor do Lobito e exortou ao trabalho par combater  as assimetrias entre regiões. "A realização deste 1º Fórum Turístico marca o lançamento da primeira pedra do edifício que se pretende construir”, declarou, solicitando dos participantes uma estratégia de atracção de investimento  de modo a tirar partido dos recursos naturais que cada uma das províncias possui.

 "O desafio é termos mais investidores nacionais que tenham o desenvolvimento do Corredor como prioridade, além da rentabilidade e expansão dos seus negócios e a  criação de postos de trabalho”.

Afirmou que estão em curso acções para a promoção do turismo cultural, como a realização anual do festival de música tradicional e folclórica "Ngueia”, um projecto que envolve as províncias do Leste de Angola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia